O Bitcoin recuperou parte das perdas nesta madrugada de 20 de Maio, e esteve por algumas horas a ser negociada acima dos 40 mil dólares, de acordo com os dados do CoinmarketCap.
Até às 8:25 de hoje, o Bitcoin tinha crescido 2,6% e estava a ser negociado por 40.428 dólares.
No entanto, o mercado ainda permanece sob forte pressão e, portanto, o Bitcoin voltou a cair para os 39 mil dólares.
Durante a redacção deste artigo, a maior criptomoeda esteve a ser negociada por 39.519.89 dólares, tendo registado uma perda de 2.04% nas últimas horas, e 20.23% nos últimos 7 dias.
Recordemo-nos que o Bitcoin vem acumulando perdas sucessivas nas últimas semanas, e esta quarta-feira ficou marcada pela maior perda do mês, com o Bitcoin a cair para os 30 mil dólares.
China e Elon Musk são apontados como impulsionadores da recente baixa do mercado.
Segundo os especialistas, por trás destas quedas estão factores como a nova repressão declarada pela governo chinês no uso de criptomoedas. Isto por um lado.
Por outro lado, está também o anúncio do CEO da Tesla e da Spacex, Elon Musk, segundo o qual a sua empresa não mais aceitará o Bitcoin como modo de pagamento pelos seus carros, devido ao alto consumo de enegia na sua mineração.
A opinião dos especialistas
A liquidação desta quarta-feira demonstrou novamente a extrema volatilidade que caracteriza o mercado de criptomoedas.
No entanto, ao contrário das correcções anteriores, os analistas consideram que a queda desta semana teve mais consequências ao sistema financeiro dominante e às empresas tradicionais.
Segundo o analista de mercado Michael Brown, as recentes mudanças no mercado de criptomoedas são consideráveis, apesar da volatilidade que caracteriza o mercado.
Michael Brown prosseguiu dizendo:
Isto foi particularmente evidente entre as empresas que têm sido os principais defensores das criptomoedas, com o preço das acções de empresas como Tesla, Coinbase e MicroStrategy a cairem repentinamente.
Houve também um impacto negativo mais amplo no sector de tecnologia em geral, o que levou a grandes perdas em Wall Street ontem.
No entanto, para o analista, este efeito dominó causado pela queda do preço do Bitcoin nesta quarta-feira demonstra exactamente o quão grandes as criptomoedas se tornaram no mundo.
LEIA TAMBÉM
Bitcoin Sofre Queda e Quase Chega aos US $ 30 Mil
Cardano Lança Conversor de Criptomoedas Para Activos Baseados em Ethereum