O advogado e especialista de fintech zimbabueano, Prosper Mwedzi, utilizou o projecto legistativo privado para pressionar as entidades reguladoras a reconhecer e regulamentar a negociação das criptomoedas no país.
O projecto é uma proposta legislativa elaborada por membros do sector privado e será analisado na assembleia parlamentar do Zimbábue.
As expectativas são de que a proposta de lei seja inserida dentro das leis do país. Contudo, isso só será possível se a lei alcançar níveis altos de aceitação.
De acordo com Bitcoin News, a tentativa de regulamentar a utilização das criptomoedas, surgiu depois que o Banco de Reserva do Zimbábue (RBZ) emitiu um alerta público contra o comércio de criptomoedas.
Desde 2018 que temos tentado fazer os reguladores pensarem sobre o futuro dos activos digitais em nossa economia, mas não houve nenhum progresso significativo.
Disse Mwedzi em entrevista no portal Bitcoin.com News.
Sobre o Projecto Legislativo
Com a supervisão do Banco de Reserva do Zimbábue, o projecto permitiria que os empreendedores operassem com as criptomoedas no mercado de trabalho.
A constituição do Zimbábue prevê que os cidadãos podem actuar na sua área de interesse, desde que sigam os procedimentos de um projecto de lei privado.
Segundo Mwedzi, o sector privado está agora a divulgar o projecto para o público, com objectivo de apresentar a tecnologia e formar alianças com as partes interessadas.
Prosper Mwedzi disse:
A falta de conhecimento sobre a tecnologia, especialmente no Parlamento, pode fazer com que o projecto seja rejeitado apenas na primeira leitura e isso seria desastroso.
Disse ainda que:
Esperamos que o crescimento do projecto a nível global ajude a fazer o Parlamento a pensar sobre os seus próximos passos para o benefício do país.
O especialista explicou que o sector privado tem feito esforços para ensinar as pessoas sobre a tecnologia e como ela seria benéfica para melhorar a situação económica do país.
Por fim, disse que se alguém desejar investir em criptomoedas e não tiver nenhum conhecimento, os membros do sector estarão disponíveis para dar treinamento.
LEIA TAMBÉM
Banco Central do Canadá Não Vê Motivos Para Emitir Uma CBDC
Nic Carter: Elon Musk Não é a Pessoa Indicada Para Dirigir um Debate Sobre Mineração Sustentável