Os principais Bancos digitais do Reino Unido, como Barclays, o Starling e o Monzo suspenderam os depósitos em criptomoedas por suspeitarem que as mesmas estejam a ser utilizadas para facilitar os crimes financeiros.
Alguns relatórios locais no Reino Unido confirmaram que estes bancos anularam por tempo indefinido os pagamentos em criptomoedas devido as supeitas e o medo das oportunidades que as transações representam para os criminosos.
O relatório publicado no site de notícias The Telegraph também aponta alguns casos de reclamações dos clientes dos bancos.
Um cliente do banco digital Monzo, reagiu negativamente quando foi informado que não poderia transferir as suas moedas para SwissBorg.
O cliente não identificado escreveu:
Alguém conhece um banco para o qual eu possa mudar que não aja como o Big Brother me dizendo para quem posso ou não enviar o meu dinheiro?
Outro caso foi resgistado no banco Barclays, quando o cliente foi impedido de acessar o banco online após tentar transferir uma grande quantia para a Binance.
Foi necessário dois telefonemas de 90 minutos para realizar a transferência.
Disse o cliente no seu perfil do Twitter.
O Starling, um banco digital fundado em 2014 no Reino Unido, proibiu os seus clientes de realizar depósitos em criptomoedas, mas deixou claro que as retiradas não foram restringida.
Após observar os altos níveis de suspeita de crime financeiro, tomamos esta medida temporária para proteger os clientes.
E este não é um problema apenas para o nosso banco, mas para todos os outros.
Disse o Starling a Decrypt.
O banco disse também que vai reverter a medida depois de adicionar as verificações especificas para pagamentos e trocas em criptomoedas
Contudo, a decisão não foi unânime, ainda há bancos no Reino Unido que continuam a permitir depósitos feitos com as moedas digitais. Entretanto, os mesmos bancos recomendam mais cuidado nas negociações.
LEIA TAMBÉM
Cardano Soube Para a Quarta Maior Moeda em Valor de Mercardo
Ilhas Maurícias Confirma Planos de Lançamento de Uma CBDC Neste Ano