A Dinamarca proibiu o comércio de criptomoedas depois de descobrir que dois terços das transações locais feitas em Bitcoin e outras criptomoedas não estão correctamente tributadas.
Sengundo a Bloomberg, o ministério tributário dinamarquês relatou que o código tributário actual, existente a mais um século, não foi projectado para lidar com os desafios impostos pelas criptomoedas.
O ministro tributário do país, Morten Bodskov, disse que as criptomoedas representam um risco elevado de fraude e que há diversos erros nos registos do código tributário.
Morten Bodskov a respeito da nova postura do país disse:
O objectivo é estar vigilante e garantir que as nossas regras estejam actualizadas para limitar os erros e as fraudes.
O código actual não reconhece os activos digitais. Entretanto, a Dinamarca está a delinear os desafios específicos que as criptomoedas representam para as autoridades fiscais para depois decidir o que vai alterar na legislação, disse Morten Bodskov.
A regulamentação e tributação das criptomoedas
A regulamentação e a tributação de receitas das criptomoedas são questões amplamente discutidas entre as autoridades fiscais em todos os países já há algum tempo.
A Dinamarca não é o único país que busca tributar as receitas das criptomoedas. Recentemente, a Coreia do Sul anunciou que cobrará impostos sobre ganhos de capital de criptomoedas a partir de 2022.
A Coreia pretende criar uma legislação que impõe um imposto de 20% sobre ganhos de capital das criptomoedas.
Dinamarca regista mais 16.000 de Negociações não tributadas
Dados estatísticos extraidos da Bloomberg, mostraram que 16.000 pessoas e empresas na Dinamarca negociaram em criptomoedas entre 2015 e 2019.
Dessas transações, 67% não foram acompanhadas por uma declaração de impostos fiscais adequada.
Em fevereiro, a Agência Tributária Dinamarquesa disse que arrecadou 4,9 milhões de dolares de investidores em Criptomoedas e denunciou 48 baseando-se na suspeita de terem violado o código tributário do país.
LEIA TAMBÉM
Paraguai Poderá ser o Segundo País da América Latina a Legalizar o Bitcoin
O Bloqueio do Twitter na Nigéria e as Possíveis Consequências no Mercado de Criptomoedas