O Departamento de Energia de Sichuan e a Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Sichuan enviaram um documento conjunto às empresas estatais de produção e distribuição de energia que determina a paralisação do fornecimento de energia às fazendas de mineração de Bitcoin na região.
As notícias sobre a ordem de paralisação foram divulgadas nesta sexta-feira, 18 de junho, após uma reunião entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do país e o Departamento de Energia de Sichuan.
De acordo com o documento, as empresas de energia têm até hoje, 20 de junho, para cortar o fornecimento de energia naquela que é tida como uma das principais zonas de mineração de Bitcoin do mundo, dada a sua quantidade de barragens hidroelétricas.
De acordo com a ordem de paralisação, 26 “piscinas” de mineração na província de Sichuan serão directamente afectadas.
Após o anúncio da ordem, as taxas de hash de algumas piscinas de mineração na China reduziram até 37%.
Hasrate em queda livre
We gonna witness a history in bitcoin mining tonight, all mining farms (about 8m kw electricity load) will shutdown at 12pm Beijing time tonight, Harare rate already dropped significantly after sichuan gov announce shut down bitcoins mining farms in Sichuan. pic.twitter.com/xRfqMCgWY1
— Molly (@bigmagicdao) June 19, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Segundo Molly, a chefe de marketing da empresa chinesa de blockchain Hashkey Hub, que alertou atempadamente sobre a situação, a taxa de hash já caiu significativamente desde o anúncio da paralisação.
De acordo com a responsável da área de Marketing da Hashkey Hub, os hashrates das piscinas de mineração estão em queda livre. A velocidade de mineração na fazenda AntPool, por exemplo, reduziu 27,53%, a velocidade da BTC.com reduziu 18,34% e a Huobi.pool reduziu 36,79%.
China intensifica campanha contra as criptomoedas
A China vem intensificando o seu combate contra as criptomoedas. Recentemente, a nova posição o governo chinês sobre os activos digitais teve um impacto directo no preço global das criptomoedas, com o Bitcoin a cair para os 30 mil dólares em maio último.
No entanto, para os analistas do mercado, a atitude do governo chinês tem uma razão de ser: abrir caminho para a criptomoeda chinesa do banco central, o yuan digital, que poderá ser lançada ainda neste ano.
A China está actualmente nas fases finais de testes da sua criptomoeda do banco central e, até sexta-feira última, a criptomoeda já podia ser convertida em moeda fiduciária nos mais de 3 mil caixas electrónicos na capital chinesa, Pequim.
As mudanças anunciadas nesta sexta-feira para a indústria de mineração de Bitcoin na China poderão alterar radicalmente a indústria como a conhecemos, isso considerando a grande influência da China na mineração e no preço do Bitcoin.
LEIA TAMBÉM
Conheça a SushiSwap: O Que é e Como Funciona?
Governo do Paraguai Pretende Analisar Planos Sobre a Legislação do Bitcoin em Julho