O Banco Central de Israel está experimentando a tecnologia de Ethereum em um julgamento interno de Shekel Digital recentemente lançado, disse um porta-voz.
Em Maio, o Banco Central divulgou um relatório concluindo que o sistema de pagamento digital poderia ter um impacto positivo na economia ao simplificar os processos de pagamento e, ao mesmo tempo, fornecer segurança a ambas as partes em uma transação.
O banco também fez uma convocação para ideias de aplicativos inteligentes que poderiam ser executados na infraestrutura digital.
Autoridades monetárias da Suécia à China estão trabalhando em suas próprias moedas digitais, já que o uso cada vez menor de notas e moedas ameaça derrubar os métodos de pagamento tradicionais.
O surgimento de criptomoedas como o Bitcoin aumentou a pressão sobre os bancos centrais para garantir que tenham uma alternativa viável antes que formas de pagamento não regulamentadas assumam o controle.
Pontos Chave
O Banco de Israel já realizou um teste piloto em uma moeda digital do banco central (CBDC), revelou o vice-governador Andrew Abir.
Abir revelou a notícia em uma conferência do Fórum de Valor Justo do IDC Herzliya, o The Jerusalem Post relatou na segunda-feira.
Após ser questionado se o Banco de Israel já havia executado um piloto em um shekel digital, Abir respondeu que sim.
Abir observou que não está particularmente otimista com o lançamento de um CBDC Israelense.
Ele havia dito anteriormente que a chance de um ser lançado em cinco anos era de 20%.
Minha estimativa aumentou um pouco no último ano, principalmente porque outros países também estão avançando com ela, mas ainda há menos de 50% de chance
Nenhum anúncio formal foi feito pelo Banco de Israel sobre o assunto desde o início de Maio, quando disse estar preparando um plano de ação para a emissão de um shekel digital como parte de uma aceleração geral de suas pesquisas sobre o assunto.
Benefícios de uma Criptomoeda Nacional em Israel
A equipe de pesquisa encontrou alguns benefícios que um e-shekel trará.
Ele explicou no comunicado que uma moeda digital ajudará a manter o acesso do público à responsabilidade do banco central quando houver pouco uso de dinheiro no país.
O relatório também explicou que a criptomoeda nacional pode ajudar a apoiar os sistemas de pagamento do país com mais eficiência.
Ele destacou outros benefícios:
Outros benefícios que podem derivar da emissão de um e-shekel são que ele pode ajudar a combater a economia não declarada, pode ser adaptado a um ambiente tecnológico avançado, pode ajudar no avanço do setor de Fintech em Israel e muito mais.
No entanto, essas razões não eram fortes o suficiente para recomendar um CBDC para o futuro próximo.
Desvantagens do Shekel Digital
De acordo com o banco central, Israel não tem uma necessidade extrema de um e-shekel no presente e no futuro próximo.
O comitê reluta em endossar uma criptografia nacional em parte porque, como observou, não há atualmente uma especificação uniforme para as moedas digitais do banco central.
Afirmou que existem riscos associados a uma emissão, muitos dos quais não são totalmente compreendidos até ao momento.
Ainda há esperança para um CBDC em Israel
O comitê do banco central recusou-se a descartar permanentemente as chances de emissão do CBDC, observando que continuaria a avaliar a possibilidade e enviaria relatórios semestrais ao banco central.
Nesse período, informou que estudará a abordagem que outros países estão adotando a esse respeito.
Segundo eles, “a adaptação a potenciais avanços neste campo em outros países também é uma consideração importante”
Ele explicou ainda:
É necessário continuar examinando o campo e acompanhar os desenvolvimentos ao redor do mundo antes que haja bases adequadas para uma decisão de recomendar a emissão de moeda digital
Concluindo, Israel poderá emitir uma CBDC porém essa novidade pode ser adiada devido as desvantagens citadas, fazendo com que se atrase o desenvolvimento de uma CBDC para Israel.
LEIA TAMBÉM
Adopção do Bitcoin em El Salvador é Inconstitucional, Declara Partido da Oposição