O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que o Bitcoin, como moeda de curso legal, entrará oficialmente em vigor no país no dia 7 de setembro de 2021, o Presidente garantiu também que o governo dará aos cidadãos 30 dólares em Bitcoin.
Nayib Bukele fez a declaração durante um discurso nacional nesta quinta-feira, 24 de junho, após a maioria absoluta da Assembléia Legislativa ter votado a favor da “Lei do Bitcoin” que visa torná-la na segunda moeda legal do país, coexistindo com o dólar americano.
La #LeyBitcoin entrará en vigencia el 7 de septiembre. El #Bitcoin será una moneda de curso legal, y a diferencia de lo que muchos han dicho, el dólar también seguirá siendo una moneda de curso legal tal y como lo explica el Presidente @nayibbukele. pic.twitter.com/kzRACcGk24
— Casa Presidencial (@PresidenciaSV) June 25, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Durante o discurso, o Presidente salvadorenho revelou também a criação do Chivo, a nova carteira de Bitcoin que será utilizada pelos cidadãos adultos para receberem os 30 dólares em Bitcoin anunciados pelo governo, conforme referenciado no início deste artigo.
Segundo o Presidente salvadorenho, todo adulto que se cadastrar na carteira Chivo, receberá 30 dólares em Bitcoin. Ao que parece, esta é uma estratégia do governo para encorajar a adopção da criptomoeda no país.
El Salvador segue adiante com o plano de “bitconizar” a economia apesar da resistência externa e interna
O plano de adopção do Bitcoin tem vindo a enfrentar garande resistência externa e interna. Recentemente, alguns membros do partido Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN) qualificaram a Lei do Bitcoin como ilegal.
A FMLN, um dos maiores partidos do país centro-americano, disse também que a lei era prejudicial ao país e que tinha como fim roubar o dinheiro das pessoas.
Mas, no seu discurso recente, o Presidente Nayib Bukele refutou todas as alegações, afirmando que a criptomoeda beneficiará o povo e ajudará o país a caminhar para frente.
El Presidente @nayibbukele desmiente los argumentos de los opositores sobre el uso del #Bitcoin en el país. Nosotros no le estamos mintiendo a los salvadoreños como sí lo hicieron ellos cuando dolarizaron nuestra economía. pic.twitter.com/FuD5SXJg5r
— Casa Presidencial (@PresidenciaSV) June 25, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Portanto, apesar da oposição interna e das grandes instituições mundiais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) não opoiarem a iniciativa do governo salvadorenho, o país mostra-se comprometido a seguir adiante com o plano de adopção do Bitcoin.
LEIA TAMBÉM
Índia Pode Impor 2% de Taxa de Equalização à Exchange de Criptomoedas Offshore
Bancos Sul-africanos Bloqueam Compras de Criptomoedas em Exchange Estrangeiras