O Presidente salvadorenho, Nayib Bukele, esclareceu nesta segunda-feira, 28 de junho, as dúvidas a volta da carteira de criptomoedas projectada para o armazenamento de Bitcoin e de dólar, como anunciado pelo governo na última semana.
Segundo o La Prensa Gráfica, um dos maiores jornais do país, o Presidente abordou vários tópicos durante o pronunciamento transmitido em cadeia nacional, tópicos que têm suscitado muita controvérsia entre o salvadorenhos.
Um destes tópicos polêmicos é referente a funcionalidade da carteira de criptomoedas anunciada pelo governo, o Chivo.

Ora, de acordo com o Presidente, a carteira Chivo é “apenas uma das muitas carteiras que podem ser usadas” para o armazenamento de Bitcoin e será “totalmente compatível com as outras carteiras que existem no mercado”.
Durante o seu discurso de esclarecimento, Nayib Bukele garantiu que o uso da carteira Chivo não terá nenhum custo, não haverá comissões para enviar ou receber remessas, ou para fazer ou receber pagamentos, ou ainda para converter Bitcoin em dólares ou vice-versa.
O Chefe de Estado acrescentou que:
Nenhuma comissão será cobrada dos comerciantes, como acontece com os cartões de crédito. Nenhuma comissão será cobrada dos comerciantes…
Movimentação dos fundos na carteira

Outra questão que preocupa alguns salvadorenhos é o manuseio dos fundos dentro da carteira Chivo. Mas, ao que parece o Presidente esteve bem disposto a esclarecer as dúvidas. O Chefe de Estado esclareceu o assunto dizendo:
O dinheiro que está retido ou recebido na carteira Chivo (…) pode ser retirado em dinheiro [em dólares] a qualquer momento que você quiser. Isso pode ser feito nas agências físicas (…) e nos caixas electrónicos Chivo. Isso não terá comissão.
Sobre o assunto, Nayib Bukele disse também que:
Haverá mais de 200 pontos Chivo (entre caixas eletrônicos e agências) em centros históricos e shopping centers. Você também pode fazer depósitos, comprar Bitcoin e outros serviços.
El Salvador contará com 1.500 ATMs para Bitcoin antes de 7 de setembro

No dia 24 deste mês, o Presidente Nayib Bukele anunciou, durante um discurso nacional, que a Lei Bitcoin entrará em vigor já no próximo dia 7 de setembro.
Mas, enquanto isso, o país vai se preparando para responder às expectativas da grande massa de usuários de Bitcoin a partir da data em que a lei iniciará a vigorar no país.
Para tal, o governo fez uma parceria com a Athena, empresa de instalação de caixas electrónicos (ATM) de Bitcoin, para instalar no país 1.500 caixas electrónicos.
A ideia é facilitar as transações de Bitcoin e, como a data da entrada em vigor aproxima-se, a empresa prevê instalar os ATMs em tempo recorde, isto é, até antes de de 7 de setembro.
LEIA TAMBÉM
Yetubit Foi Destaque Num dos Maiores Sites Quenianos de Notícias de Criptomoedas e Blockchain
Autoridade do Reino Unido Proíbi Binance Markets Limited de Operar no País
Binance Responde à Decisão da FCA do Reino Unido de Proibir a Operação no País