A exchange sul-coreana de criptomoedas, KorBit, foi multada nesta sexta-feira, 16 de julho, pela recolha excessiva de dados dos seus clientes.
De acordo com a agência de notícias Yonhap, a exchange foi multada em pouco mais de US $ 4.000 pelas Autoridades da Coreia do Sul por ordenar um cliente a carregar uma fotografia do seu cartão de identidade nacional, para activar uma conta inactiva em sua plataforma.
O caso foi levado ao Comitê de proteção de dados pessoais, que se reuniu em sessão plenária. O representante da exchange argumentou que a plataforma precisava de uma identidade com foto para evitar crimes financeiros.
Mas, o Comitê decidiu a favor do cliente, alegando que nenhuma das outras bolsas de criptomoedas do país exigiu o envio de algum documento de identidade com fotografia para activar tais contas.
O Comitê decidiu que a verificação por telemóvel teria sido o suficiente neste caso, e a exchange acabou por violar os princípios de coleta mínima de informações pessoais especificados nas leis de proteção de informações pessoais, aprovado pelo governo no ano passado.