As transacções de dinheiro por mobile money no Quênia aumentaram 56% nos primeiros 5 meses de 2021 em comparação com o valor registado no mesmo período em 2020.
De acordo com os dados do Banco Central do Quênia (CBK, na sigla em inglês), durante os primeiros 5 meses deste ano os quenianos transaccionaram, em média diária, 18 bilhões de xelins (cerca de 166 milhões de dólares) pelos telemóveis.
Este valor é de longe superior quando comparado aos 12 bilhões de xelins (KSE) transaccionados em média diária durante o mesmo período em 2020.
Segundo o banco central queniano, até em maio deste ano, os pagamentos baseados em dispositivos móveis chegaram aos 537 bilhões de xelins (cerca de 4,9 bilhões de dólares).
Isso quer dizer que houve um aumento de 357 bilhões de xelins (cerca de 3,3 bilhões de dólares) em comparação com os valores alcançados em maio de 2020.
Quênia e as criptomoedas
O Quênia continua a ser um dos principais mercados de criptomoedas do continente berço, sobretudo no que respeita as transacções de criptomoedas em plataformas ponto a ponto (P2P) como a Paxful e a LocalBitcoins.
De acordo os dados destas duas plataformas anunciados recentemente pelo Bitcoin Angola, o país ocupa actualmente o 2° lugar da lista dos principais mercados de criptomoedas de África, atrás apenas da “toda-poderosa” Nigéria.
LEIA TAMBÉM
Exchange Queniana Abre Novo Escritório em Nairobi
Nigéria Mantém Liderança do Mercado Bitcoin em África
Yetuswap Entra em Operação e Faz História Como Primeira Exchange Descentralizada de Angola