Os salvadorenhos sairam à rua ontem, para manifestar contra o projecto de lei do presidente Nayib Bukele, um projecto que dará curso legal ao Bitcoin a partir de setembro do corrente ano.
Os manifestantes uniram-se para, além de combater contra o governo de Bukule, opôr-se à lei de licitação do BTC, isto depois que várias pesquisas mostraram que maior parte dos salvadorenhos estão descontentes com o projecto.
O protesto viralizou através de um vídeo partilhado pelo jornal local La Prensa Gráfica.
“Não queremos o Bitcoin em El Salvador”, “Lei do BTC= a lavagem de dinheiro”, “Diga não ao Bitcoin”, “Luta contra o regime de Bukele”.
Foram algumas frases utilizadas durante o protesto.
Partidos da oposição fizeram parte da manifestação
Entre os manifestantes que mostraram o seu descontentamento com o projecto de lei, estavam os membros da Frente Sindical e Social de El Salvador e membros do Bloco de Resistência e Rebeldia Popular.
Também participaram do protesto os membros do partido minoritário FMLN, que compartilhou também o mesmo vídeo, mas com um ângulo diferente.
De acordo com o vídeo acima, a activista Idalia Zúniga, representante do Bloco de Resistencia e Rebeldia Popular, alegou que a lei “criará insegurança jurídica, poderá ser utilizada para fraudar cidadãos e para facilitar a lavagem de dinheiro.”
LEIA TAMBÉM
Pesquisa Mostra que os Salvadorenhos Estão Cépticos em Relação ao Bitcoin Como Moeda Legal.
Pesquisa Mostra Que os Empresários de El Salvador Estão Preocupados com a Lei Sobre Bitcoin