O Banco Central da Nigéria (CBN) terá definido o dia 1 de outubro como a data de início da fase de testes do seu projecto de moeda digital do banco central (CBDC), segundo o Nairametrics.
De acordo com o relatório do site nigeriano Nairametrics, que cita a directora de Tecnologias de Informação do CBN, Rakiya Mohammed, o anúncio é o resultado da pesquisa do banco central em moedas digitais que começou em 2017.
O relatório revela também que algumas áreas em específico poderão beneficiar-se com o lançamento da CBDC, tais como o comércio transfronteiriço, a política monetária, arrecadação de receitas tributárias e entradas de remessas ao país.
Fontes próximas ao CBN indicam ainda que o projecto, denominado “Projet Giant” ou ainda E-naira, deverá utilizar a blockchain Hyperledger Fabric.
A revelação da possível data do lançamento da CBDC ocorre após o governador do banco central, Godwin Emefiele, ter dito, em maio último, que as criptomoedas ganhariam vida no seu país.
E, caso a informação se confirme, a Nigéria será, após o Gana, o segundo país da África Ocidental a anunciar uma fase de testes de uma criptomoeda do banco central neste ano.
Por cá, o governo angolano também já afirmou estar a estudar a possibilidade do lançamento de uma CBDC, embora os estudos estejam, ao que parece, ainda na sua fase inicial.
Contudo, há já em Angola um projecto bastante avançada voltado às criptomoedas. A iniciativa levada a cabo pela Yetubit tem se mostrado cada vez mais sólida e, fruto disso, foi lançada nesta semana a primeira exchange descentralizada de criptomoedas em Angola, a Yetuswap.
A Yetuswap promete facilitar o processo de compra e venda de criptomoedas, bem como difundir as diversas modalidades de utilizar e lucrar com as criptomoedas, tais como como o Staking e o Farming.
LEIA TAMBÉM
Salvadorenhos Manifestam Contra o Projecto de Lei do Bitcoin
Yetuswap Entra em Operação e Faz História Como Primeira Exchange Descentralizada de Angola