O Ministério das Finanças de Israel vai rastrear os movimentos das carteiras de criptomoedas devido ao aumento da fuga ao fisco por parte de pessoas e empresas através do uso de criptomoedas.
De acordo com o anúncio, qualquer proprietário de carteira que possua criptomoedas avaliadas em 61 mil dólares ou mais será examinado, mesmo que a carteira esteja registada em nome de um cidadão menor de 18 anos.
Uma medida agressiva do governo de Israel?
Conforme uma carta escrita pelo presidente da Associação Israelita de Bitcoin (AIB, em português), Meni Rosenfeld, esta é uma medida agressiva.
Meni Rosenfeld acredita que devido a volatilidade que caracteriza as criptomoedas, uma pessoa pode facilmente manter mais ou menos criptomoedas quando os preços estiverem em alta ou em baixa.
Assim, o indivíduo estaria sujeito ao imposto durante a fase de alta. Noutro caso, evitaria o imposto durante a fase de baixa, mas tudo isso sem intenção.
O presidente da Associação Israelita de Bitcoin disse também que essa alteração é precipitada e que constitui apenas uma tentativa dos reguladores enquadrarem qualquer portador de criptomoedas na classe de criminosos.
Meni Rosenfeld disse, por fim, que os reguladores de Israel são conhecidos por não pensarem na emenda sobre as criptomoedas por meio de discussões abertas com vários representantes da indústria, o que leva a estas posições extremas.
LEIA TAMBÉM
Banco Central da Tailândia Promove Tecnologia Blockchain
Binance Lista Projecto NFT Flow