O CEO da Binance anunciou através do Twitter que a maior exchange de criptomoedas do mundo limitará a quantia em dinheiro a ser levantada diariamente; mas esta medida aplica-se apenas aos clientes cujas contas não tenham passado pelo processo de verificação da exchange.
Segundo o comunicado, citado pelo CEO da Binance, Changpeng Zhao, os limites diários de saque serão ajustados de 2 Bitcoins para 0,06 Bitcoin (cerca de 2.000 dólares) para as contas que possuem apenas uma verificação básica.
Pressões regulatórias e reputação da empresa
A Binance tem vindo a enfrentar uma forte pressão regulatória de vários países, tais como o como Canadá, Reino Unido, Japão e Malásia. Recentemente uma das sucursais da empresa, a Binance Markets Limited, foi forçada a parar de operar no Reino Unido devido a supostas inconformidades com os padrões britânicos.
Esta nova medida, ao que parece, surge no sentido de tentar reconquistar e manter a reputação da empresa que, em pouco menos de um mês, viu-se envolvida em mais de 5 escândalos regulatórios.
Uma vez aplicada a política de verificação, conforme o desejado por maior parte dos reguladores, a Binance poderá expandir a sua presença para outros países, mantendo os seus clientes sob controlo e garantindo-lhes um ambiente seguro.
Esta intenção da Binance foi, aliás, deixada bem clara numa declaração recentemente feita por Changpeng Zhao. Ele disse:
(…) A Binance está pronta para ajudar os reguladores de todo o mundo e, juntos, encontrarmos a melhor maneira de estabelecer um campo de jogo justo.
A protecção do consumidor é importante para todos nós. Queremos criar um ecossistema sustentável em torno da tecnologia blockchain.
E quanto à privacidade dos clientes?
Muitos utilizadores de criptomoedas consideram que esta medida poderá inviabilizar alguns dos objectivos fundamentais das criptomoedas, a privacidade e a independência financeira dos clientes.
Entretanto, este constitui um assunto que poderá ser avaliado com mais propriedade nos próximos dias, visto que a nova medida foi implementada há pouco.
Após algum tempo de existência, já será possível determinar com eficácia o nível de inviabilidade que a nova proposta causará à privacidade e à independência financeira dos clientes.
Apesar disso, vale referir que, durante a redacção deste artigo, o processo básico de verificação de contas da Binance, aquele que permite saques diários de cerca de 2.000 dólares, já exigia dos clientes o endereço, o nome e a data de nascimento.
Por outro lado, é importante lembrar que, durante o período referido acima, a Binance ainda não exigia, para este nível de verificação, o envio de documentos comprovativos para validar estes dados.