O Bitcoin voltou à marca dos 50 mil dólares após três meses de turbulência nos preços; esta subida representa um ponto importante, visto que o mercado de criptomoedas continua a subir e a recuperar-se dos níveis de baixa registados de abril a junho deste ano.
A última vez que o Bitcoin esteve nos 50 mil dólares foi em maio deste ano, após Elon Musk, CEO da Tesla e Spacex, ter informado que a sua empresa não aceitaria mais a criptomoeda como forma de pagamento pelos seus serviços, tendo levantado a problemática ambietal como motivo da decisão.
No mesmo período, o governo chinês decidiu levar a cabo uma repressão contra o Bitcoin, com várias empresas de mineração da criptomoeda saindo às presssas do território chinês para outros países, sobretudo para países ocidentais.
Após sucessivas quedas, o preço começou a subir em julho último
Após estes dois factos mencionados, o Bitcoin que se encontrava acima dos 65 mil dólares começou a perder a resistência, chegando a estar abaixo dos 55 mil dólares em 12 de maio, e abaixo dos 30 mil dólares no final do mesmo mês.
Sendo o Bitcoin a principal criptomoeda, o seu preço tende a influenciar o destino de todo o mercado cripto. Neste sentido, todas as criptomoedas alternativas (alticoins) seguiram o mesmo rumo de queda dos preços, apesar da resistência verificada inicialmente.
Entretanto, a partir de julho último a maior criptomoeda tem vindo a registar ganhos mínimos, mas consideráveis. Em julho recuperou e manteve o seu nível anterior de 30 mil dólares. No início de agosto aumentou os ganhos e estendeu o preço aos níveis de 40 mil, 45 mil e agora para 50 mil dólares.
50 mil dólares é um nível técnico e psicologicamente favorável
Sobre a recente subida do preço do Bitcoin, o director administrativo da Kraken para Austrália, Jonathon Miller, disse:
Embora seja tentador olhar para o ciclo de notícias, parece mais provável que a importância técnica e psicológica do nível de 50 mil dólares seja mais relevante.
Durante a redacção deste artigo, conforme os dados do CoinmarketCap, o Bitcoin era negociado a 50.104.34 dólares, tendo registado um aumento de 1.68% nas últimas 24 horas e um aumento de 5.71% nos últimos 7 dias.