O CEO da Cardano espera que as criptomoedas desempenhem um papel maior no Afeganistão em meio a crise surgida após o país ter sido tomado de assalto pelo grupo Talibã.
Durante uma entrevista concedida à CNBC nesta semana, Charles Hoskinson, fundador da Cardano e co-fundador da Ethereum, explicou que as criptomoedas provavelmente desempenharão um papel maior no Afeganistão, citando uma necessidade crescente de mais privacidade.
Segundo Charles Hoskinson, poderá haver uma guerra civil no Afeganistão, a resistência representada pela Aliança do Norte já foi formada e ela vai precisar de recursos. Mas, ao contrário do que aconteceu nos anos 90, agora as criptomoedas existem:
Acredito que as criptomoedas desempenharão um papel mais importante no Afeganistão desta vez, na guerra a favor e contra as forças Talibãs.
Aumenta a adopção de criptomoedas no país em meio a crise
Os EUA informaram nesta segunda-feira que terminaram os esforços de retirada do seu pessoal e cidadãos afegãos a partir do aeroporto de Cabul, encerrando efectivamente um conflito armado iniciado há 20 anos, após os ataques de 11 de Setembro de 2001.
Sobre o futuro político do país, Charles Hoskinson disse:
Vai ser muito interessante ver como isso se vai integra à política e à resistência contra um regime que claramente não se preocupa com os direitos de muitas pessoas e que quer instaurar uma teocracia que pertence mais ao 13º século do que ao século 21.
O país tem registado um aumento de usuários de criptomoedas, sobretudo após a queda da capital, Cabul, em 15 de Agosto, o que vem gerando uma dificuldade enorme no acesso ao dinheiro. E, em alternativa, os cidadãos têm procurado por soluções como as criptomoedas.
Este aumento de usuários de criptomoedas foi confirmado pelo relatório sobre o Índice Global de Adopção de Criptomoedas em 2021 (2021 Global Crypto Adoption Index) da Chainanalysis, uma plataforma de análise de blockchain.
De acordo com o relatório, o Afeganistão ocupa o 20° lugar entre os 154 países participantes da pesquisa. Este número é bastante alto para o país, visto que até 2020 o Afeganistão não constava desta lista pelo seu baixo número de usuários.
LEIA TAMBÉM
Afeganistão Regista Aumento de Adopção de Bitcoin Após os Talibãs Assumirem o Poder
Fundação Dogecoin (DOGE) Insta Desenvolvedores do Projecto Dogecoin 2.0 Para Mudar o Nome