O ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA e actual activista da privacidade, Edward Snowden, diz haver agora uma pressão sobre as nações para a aquisição de Bitcoin, mesmo apenas como um activo de reserva.
Reagindo a entrada em vigor da lei do Bitcoin em El Salvador nesta terça-feira, 7 de Setembro, o também ex-consultor de inteligência computacional da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA disse:
Hoje, o Bitcoin foi formalmente reconhecido como moeda de curso legal no seu primeiro país. Além das manchetes, agora há pressão sobre as nações concorrentes para adquirir Bitcoin – mesmo que apenas como um activo de reserva – já que o seu design incentiva maciçamente a adopção antecipada.
Os retardatários podem se arrepender de hesitar.
Today Bitcoin was formally recognized as legal tender in its first country.
Beyond the headlines, there is now pressure on competing nations to acquire Bitcoin—even if only as a reserve asset—as its design massively incentivizes early adoption.
Latecomers may regret hesitating https://t.co/mggfDk4v9z
— Edward Snowden (@Snowden) September 7, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Tal como Edward Snowden o presidente do CABEI também vê benefícios na adopção do Bitcoin em El Salvador
Edward Snowden não é o único à espera que outros países sigam os passos do El Salvador e adoptem a criptomoeda. O presidente executivo do Banco Centro-Americano de Integração Econômica (CABEI), Dante Mossi, também acredita que os restantes países buscarão adoptar o Bitcoin se o El Salvador tiver sucesso neste projecto:
Se a adoção do Bitcoin como moeda corrente for bem em El Salvador, e o custo das remessas cair substancialmente, outros países provavelmente buscarão essa vantagem e a adoptarão.
Disse Dante Mossi do CABEI
Bank of America e JP Morgan também mostraram-se expectantes à legalização da criptomoeda em El Salvador

O Bank of America (BoA) expressou a sua opinião sobre o projecto do país centro-americano no final de Agosto. Na altura, o banco citou alguns benefícios do Bitcoin dos quais o El Salvador podia usufruir com a sua legalização:
O Bitcoin pode ser usado como um intermediário para transferências internacionais… e o uso do Bitcoin para remessas pode reduzir os custos de transacções em comparação com os canais de remessa tradicionais.
Escreveu o banco em Agosto último.
Já o JP Morgan, um banco de investimento global, expressou-se a respeito do tema um pouco antes que o BoA, isto é, em Junho último.
Na altura, o banco afirmou que o passo que o El Salvador está a dar pode ser o início de uma tendência mais ampla entre as nações menores em situação semelhante.
LEIA TAMBÉM
El Salvador: Curso Legal do Bitcoin Entra Hoje em Vigor
Não há Razões Para Reconhecer o Bitcoin, Diz Porta-Vez do Governo Russo