A chefe do departamento de produtos CBDC global da Visa, Catherine Gu, disse que as equipas de pesquisa e produto da empresa estão a trabalhar num novo projecto de blockchain denominado Canal Universal de Pagamentos (UPC, na sigla em inglês).
Segundo a empresa, o projecto voltado à interoperabilidade de cadeia cruzada conectará diferentes redes de ledger distribuído para facilitar as transferências de moedas digitais.
Para esclarecer o conceito, Catherine Gu comparou o UPC a divisão de uma conta de dinheiro entre amigos utilizando diferentes tipos de dinheiro, como uma moeda digital do banco central (CBDC) e uma moeda estável (stablecoin) como o Tether, por exemplo.
Ou seja, o UPC pode ser compreendido como uma espécie de adaptador universal para o dinheiro:
Pense nisso como um adaptador universal entre blockchains, permitindo que bancos centrais, empresas e consumidores troquem valor perfeitamente, independentemente do formato da moeda.
Esclareceu Catherine Gu
UPC facilitará a conexão entre CBDCs e stablecoins
A Visa acredita que as moedas digitais farão parte da vida financeira diária no futuro. Por isso, a empresa está quase certa de que no futuro haverá mais CBDCs lançadas, mesmo que os EUA se mantenham cépticos a esta tendência.
O UPC da Visa pretende, assim, conectar todas CBDCs e stablecoins recém-lançadas numa plataforma de cadeia cruzada de modo a possibilitar a realização de transferências contínuas.
Catherine Gu observou também que há certas vantagens de velocidade de transacção que a Visa poderia fornecer às blockchains públicas existentes que são actualmente muito mais lentas. Neste sentido, o UPC funcionaria como uma camada 2, podendo processar transacções fora das cadeias principais.
Os canais de pagamento especializados do UPC seriam estabelecidos fora da blockchain e alavancariam contratos inteligentes para se comunicar de volta com as várias redes blockchain, entregando alta taxa de transferência de transacções com segurança e confiabilidade e melhorando as velocidades em geral.
Concluiu Catherine Gu
A solução UPC da Visa pretende actuar como uma rede de redes blockchain, agregando valor a várias formas de movimentação de dinheiro, sejam elas originadas da rede Visa ou não.
LEIA TAMBÉM
Pagamentos com Bitcoin em El Salvador Gera Desconto no Preço do Combustível