O governador do banco central angolano, José de Lima Massano, estimou a inflação acumulada em cerca de 27%, muito acima dos 18,7% estipulado no Orçamento Geral do Estado (OGE) e que foi revista em alta em Julho deste ano para 19,5% pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
Conforme o Jornal Mercado, José de Lima Massano apresentou a nova estimativa durante a conferência de imprensa realizada no final da reunião mensal do Comité de Política Monetária (CPM), um encontro de dois dias no qual o BNA decidiu manter a taxa básica de juro em 20%, assim como a taxa de cedência (25%) e a taxa de absorção de liquidez (15%).
De acordo com a fonte, de Janeiro a Agosto deste ano o Índice de Preços no Consumidor Nacional chegou aos 16,88%, enquanto que em 2020 chegou aos 26,09% no mesmo período.
O aumento da inflação deve-se, segundo o José de Lima Massano, ao aumento dos preços nos mercados internacionais e à manutenção dos factores que determinam o comportamento dos preços no mercado nacional.
E, apesar de haver um quadro de estabilidade do câmbio, tudo indica que estes factores continuarão a exercer uma certa pressão na inflação a curto prazo, adiantou o governador.