O Presidente norte-americano, Joe Biden, está a considerar aplicar uma ordem executiva sobre as criptomoedas para obter melhor clareza do cenário cripto e exercer melhor controlo sobre o sector e às actividades relacionadas a si; e como se podia prever, essa possibilidade reacendeu mais uma vez o debate regulatório na comunidade cripto global.
Segundo uma matéria da Bloomberg, que cita fontes próximas ao assunto, o governo norte-americano está a avaliar a possibilidade de aplicar uma ordem executiva sobre as criptomoedas como parte do esforço da actual administração para estabelecer uma abordagem governamental para a classe de activos digitais, que está em alta.
Possíveis implicações da ordem executiva, caso seja aplicada
No caso da ordem executiva ser estabelecida, ela exigiria das agências federais um profundo estudo do mercado de criptomoedas, e também daria recomendações sobre áreas relevantes deste mercado, tais como: regulamentação financeira, inovação econômica e segurança nacional.
Esta iniciativa teria também como objetivo, segundo a fonte, coordenar o trabalho das agências sobre criptomoedas em todo o Poder Executivo dos EUA.
De acordo com a fonte, que, segundo a Bloomberg, pediu anonimato, estes são planos que ainda estão sob análise do actual governo norte-americano.
Principais visões da comunidade cripto sobre o assunto
A regulamentação das criptomoedas é um dos assuntos mais controversos no universo cripto, com várias opiniões divergentes sendo defendidas e sugeridas de diferentes lados, sobretudo entre os chamados anarco-capitalistas e os pragmáticos.
Por um lado, os defensores do anarco-capitalismo e da privacidade, como o fundador do Bitcoin Cash, Roger Ver, e o fundador e CEO da Tesla e Spacex, Elon Musk, defendem que as criptomoedas não precisam de regulamentos.
Para os defensores desta corrente, os esforços dos governos visa simplesmente monitorar o ecossistema, subtraindo a liberdade dos usuários e, finalmente, controlar as pessoas.
Já para os mais pragmáticos, como o CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, e o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, a regulamentação clara dará maior segurança jurídica necessária para que o público em geral se sinta confiante o suficiente para investir em criptomoedas, o que resulta também num influxo maior de investimentos institucionais.
LEIA TAMBÉM
África Conta com um Novo Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação