Edward Snowden considerou as moedas digitais do banco central (CBDCs) como moedas cripto-fascistas, na medida em que, segundo ele, seriam uma ferramenta política útil para aniquilar casualmente as poupanças de cada trabalhador assalariado nos EUA nos casos em que estes não gastassem suficientemente rápido os seus fundos em moedas digitais.
Conforme o Decrypt, a posição de Edward Snowden sobre as CBDCs é uma reacção ao artigo do professor de políticas comerciais da Universidade Cornell, Dr. Eswar Prasad.
No artigo, que aborda sobre as CBDCs, o acadêmico formulou a hipótese de um cenário em que, já tendo a sua CBDC a funcionar, o governo dos EUA poderia impor uma taxa de juros negativa e retirar dinheiro directamente das poupanças das pessoas, caso a economia americana estiveses a enfrentar grandes dificuldades.
Edward Snowden não acredita que CBDCs sejam algo positivo à sociedade e não é o único
O ex-analista da CIA e também ex-consultor da NSA, destacou exactamente a parte do artigo em que o autor diz que “se a economia americana estivesse em apuros e a Reserva Federal dos EUA já tivesse reduzido a taxa de juros que controlava para zero, ela poderia impor uma taxa de juros negativa reduzindo gradualmente os saldos electrónicos nas contas de moeda digital de todos”.
Edward Snowden apresentou, em seguida, a sua compreensão do assunto com base no artigo, dizendo que as CBDCs são uma perversão […] dos princípios e protocolos fundadores das criptomoedas.
Segundo ele, considerando o exposto no artigo, uma CBDC é uma moeda cripto-fascista…, expressamente projectada para negar aos seus usuários a propriedade básica do seu dinheiro, é uma moeda que põe o Estado no centro de mediação de todas a transacções.
What is a Central Bank Digital Currency, you ask? Oh, you know: just a “useful policy tool” for casually annihilating the savings of every wage-worker in the country if they don’t spend them fast enough. https://t.co/TAKQCEDcOX
— Edward Snowden (@Snowden) October 9, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
Mas ele não é o único que se mostra céptico à iniciativa das CBDCs lideradas por governos. Em Agosto último, o Decrypt noticiou uma pesquisa realizada pela POLITICO, na qual participaram 2.500 cidadão britânicos adultos, e que concluiu que apenas 24% dos participantes crêem que as CBDCs seriam um resultado positivo à sociedade.
Neste estudo, 30% dos participantes disseram crer que as CBDCs fariam mais mal do que bem à sociedade. Com cerca de três quartos dos participantes temendo que os ataques cibernéticos possam perigar a segurança de uma CBDC que fosse emitida pelo Banco da Inglaterra.
Criptomoedas descentralizadas são a alternativa
Para Edward Snowden, as CBDCs ameaçam os próprios princípios das criptomoedas ao centralizarem radicalmente o sistema monetário para que cada centavo digital seja mais uma vez controlado por um banco central.
Em alternativa a este sistema, o ex-analista citou criptomoedas descentralizadas como Bitcoin e Ethereum, criptomoedas estas que, conforme Edward Snowden, oferecem um método de armazenamento e negociação de dinheiro livre de intermediários, como bancos e serviços financeiros.