O chefe do Departamento de FinTech e Inovação do banco central ganês, Kwame Oppong, garantiu nesta semana que a moeda digital do banco central daquele país terá suporte para transacções off-line, um recurso que permitirá aos cidadãos sem acesso à internet e à electricidade regualr adoptarem mais facilmente a moeda.
Durante a sua intervenção no Fórum Econômico do Gana 2021, que decorre desde o dia 18 deste mês, e encerra hoje, 20 de Outubro, Kwame Oppong disse que a moeda digital do banco central (CBDC) do Gana, o e-cedi, terá a capacidade de funcionar off-line através de cartões inteligentes.
O que esperamos poder fazer – e somos um dos pioneiros nisso – é que o e-Cedi também seja capaz de ser usado em um ambiente off-line por meio de alguns cartões inteligentes.
Disse Kwameh Oppong.
De acordo com o governante, os cartões inteligentes em causa são cartões físicos integrados a um chip e que assemelham-se aos cartões bancários modernos.
Apenas 84% da população tem acesso a electricidade estável e somente 53% da população tem acesso à internet
Segundo o governo ganês, o recurso off-line será uma alternativa bastante positiva, uma vez que os esforços para a bancarização da população tem encontrado um grande entrave pela falta de electricidade em muitas áreas do país.
Neste sentido, uma CBDC que pode ser utilizada off-line seria uma solução para o problema, considerando que apenas 84% da população têm acesso a electricidade estável, e apenas 53% têm acesso à internet.
Fórum Econômico do Gana 2021
A edição do Fórum Econômico de Gana deste ano está, como dissemos, a decorrer desde o dia 18 deste mês e encerrará hoje, 20 de Outubro. Esta edição tem como principais convidados:
- Nana Akufo-Addo, Presidente do Gana – palestrante principal;
- Dr. Enest Addison – Governador do Banco Central do Gana;
- Ken Ofori-Atta – Ministro das Finanças do Gana;
- Ala Kwadwo – Ministro do Comércio e Indústria;
- Abena Poku – Diretora-geral do Absa Bank do Gana;
- Patience Akyianu – CEO do Grupo Hollard do Gana.
LEIA TAMBÉM
Primeiras Negociações de ETF de Futuros de Bitcoin Atingem Quase US $ 1 Bilhão no Primeiro Dia
Michael Saylor Exorta a Nigéria, o Zimbábue e a Turquia a Adoptarem o Bitcoin