A Stopnarkotik, uma organização anti-drogas da Rússia, pediu recentemente ao Ministério do Interior e ao banco central russo que investigassem a Suex Exchange por suspeitas desta estar envolvida em negócios de drogas; ao que tudo indica, as instituições russas responderam ao apelo do movimento público.
De acordo com o portal local Lenta, que cita uma carta do Ministério dos Assuntos Internos da Federação Russa (MVD), o ministério e o Banco da Rússia concordaram em cooperar com o Movimento Público Russo Stopnarkotik na identificação dos fluxos financeiros envolvendo criptomoedas obtidas em vendas de drogas.
A carta foi assinada pelo Major General Andrei Yanishevsky, chefe do Departamento de Controlo de Drogas do Ministério do Interior, e foi emitida após uma reunião de trabalho com os representantes da organização Stopnarkotik.
Em declarações à imprensa, o presidente do movimento, Sergei Polozov, revelou:
Recebemos uma resposta do Ministério da Administração Interna e do Banco Central. Também tivemos uma reunião pessoal com o Ministério dos Assuntos Internos para que eles entendessem como conseguimos as nossas informações, inclusive sobre lavagem de dinheiro.
O Ministério do Interior russo está pronto para aceitar os dados da Stopnarkotik e trabalhar junto com a organização.
Suex Exchange já foi banida dos EUA
A Suex OTC sro. é uma empresa Checa e possui escritórios físicos na Rússia, nomeadamente em Moscovo e São Petersburgo. Em setembro deste ano, o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou a empresa na sua lista negra por suspeitas fraudes e ataques cibernéticos.
Na sua declaração, o Departamento do Tesouro dos EUA fez constar que sobre a empresa pesavam suspeitas de processar centenas de milhões de dólares em transacções relacionadas a fraudes e ataques de ransoware, assim como suspeitas de manter licações com grupos da Darknet.
LEIA TAMBÉM
Fundos de Pensão não Podem ser Investidos em Criptomoedas, Determina Governo Sul-africano