Os desenvolvedores de tokens baseado na série sul-coreana Round 6, o SQUID, após arrecadar um valor correspondente a 1,79 bilhões de Kwanzas, fugiram e furtaram os investidores. A Binance decidiu, afim de ajudá-los, investigar para onde os fundos foram transferidos.
O token SQUID surgiu a bem menos de um mês e estava sendo negociado na PancakeSwap, uma exchange de criptomoedas descentralizada que permite que os utentes conectem-se directamente aos vendedores, sem uma autoridade central.
O SQUID foi inspirado em “Round 6”, uma série de sucesso na Netflix. E Isso fez com que o preço do token disparasse em questão de dias. No entanto, de acordo com o CEO da Binance, Changpeng Zhao, não há nenhuma ligação oficial da série com a Netflix .
Golpe do “Tapete Pull”
Os desenvolvedores responsáveis pelo projecto, cujos rostos e nomes são desconhecidos, executaram um golpe comumente conhecido como “tapete pull ou tração do tapete”. Neste tipo de golpe a equipa por trás de qualquer projecto de criptomoeda pode facilmente movimentar os fundos dos usuários.
À medida que o token ganhava popularidade vários sinais de alerta surgiam como por exemplo, a dificuldade de vendê-los, entretanto, os usuários decidiram ignorar e continuar esperançosos.
Mas, após os preços aumentarem exponencialmente os fundadores do projecto esvaziaram as contas dos investidores e desapareceram. A promoção do SQUID estava sendo feita em um site que actualmente não está online.
Binance está a investigar o golpe e rastrear os fundos
Na tentativa de ajudar os investidores do SQUID, a Binance está a trabalhar para rastrear as contas onde os fundos foram transferidos e localizar os golpistas. Disse o porta-voz da Binance ao portal de notícias Barrons.
Ainda segundo a fonte, a exchange está a colocar os endereço associados aos desenvolvedores do token numa lista negra para facilitar as buscas. Por outro lado, está também a realizar análises na Blockchain para identificar os golpistas” .
É importante frisar que o projecto DeFi SQUID foi construído na Binance Smart Chain (BSC) sob um sistema de código aberto, o que impossibilita a supervisão dos projectos construídos na rede.
“Eu acho que é importante aqui explicar que blockchains como Binance Smart Chain (BSC) e Ethereum são de código aberto. Não temos nenhum controle ou influência sobre os projetos construídos na rede.”
Disse o CEO da Binance, Changpeng Zhao.
LEIA TAMBÉM
Relatório da Bloomberg Revela Futuro Sombrio Para Shiba Inu
Euro Digital Deve Evitar ser Bem-sucedido, Alerta Executivo do Banco Central Europeu
Brasil: Deputado Federal Propõe Criptomoedas Como Forma de Pagamento de Salários no País