Com bitcoin (BTC-USD) e Ethereum (ETH-USD) pairando perto de máximos de todos os tempos, muitos analistas estão otimistas de que as principais criptomoedas e o espaço criptográfico como um todo possam continuar seu rápido crescimento e ascensão pelo restante do ano. E de acordo com o fundador da Blockchain.com, Peter Smith, 2022 verá mais concorrência surgir no setor.
“É muito difícil ter perdido dinheiro em criptografia no último ano,” disse Smith. “Algumas pessoas conseguiram fazer isso, mas é bastante difícil. E assim vamos entrar em um ambiente mais difícil e competitivo, eu acho, no próximo ano. E isso realmente será bom para o mercado, porque vai começar a separar o bom do ruim.”
Em uma entrevista com Zack Guzman, do Yahoo Finance, como parte da cúpula Yahoo Finance/Decrypt: Crypto Goes Mainstream, Smith discutiu suas perspectivas para a indústria de criptografia no próximo ano. A cúpula contou com conversas com alguns dos maiores nomes da criptografia para falar sobre investimento, adoção em massa, coleta de NFT e como começar.
Quanto à aparência da concorrência em 2022, Smith acredita que o mercado provavelmente começará a gravitar em torno de plataformas criptográficas que estão vendo o maior crescimento do ponto de vista do uso, em vez de apenas do ponto de vista do investimento. Essa dinâmica distinguiria as “máquinas de momento” das plataformas de criptografia com “valor técnico real”, disse ele.
Smith citou como as instituições já estão começando a olhar além do Ethereum e bitcoin.
“Então, estamos vendo volume e fluxo que estão fora do Ethereum e bitcoin em nossos negócios institucionais hoje, o que é realmente interessante”, disse Smith. “E [isso] aconteceu muito mais rápido do que pensávamos. Isso vai impactar os preços.”
De fato, outros jogadores com os principais aplicativos DeFi estão constantemente entrando em cena. Por exemplo, a Solana (SOL1-USD) subiu de valor desde o início de 2021, à medida que o mercado aplaude a funcionalidade do blockchain. Originalmente apontado como um “assassino Ethereum”, embora os especialistas tenham se tornado cada vez mais céticos sobre o apelido ao longo do tempo, ele permanece entre as principais criptomoedas em capitalização de mercado devido, em parte, à usabilidade da plataforma.
Daqui para frente, Smith também espera que algum nível de dissociação ocorra no mercado de criptografia.
“Neste momento, tudo está sendo negociado muito correlacionado”, disse ele. “Então você tem essa emoção no espaço e isso está sendo trocado. E pode haver pequenas divergências entre esse ativo e esse ativo em qualquer dia, mas tudo geralmente está sendo negociado … E acho que essa é a evolução no mercado que você verá no próximo ano — é uma espécie de ruptura na correlação dessa classe de ativos.”