O mercado imobiliário está em uma bolha? A festa da criptomoeda está prestes a explodir? Este estudo informal é fascinante porque não vem do mundo criptográfico. O autor, Rick Palacios Jr., é o Diretor de Pesquisa da John Burns Real Estate Consulting. Os resultados são surpreendentes, para dizer o mínimo. Especialmente considerando o quão cedo estamos. Seja qual for o acampamento em que você esteja, uma coisa é certa, as criptomoedas serão um grande fator pelo resto da década. Talvez até por todo o século.
Palacios Jr. começa por explicar que:
“Baixas taxas de juros e um mundo inundado de liquidez prepararam o terreno para os mercados financeiros e a espuma do valor dos ativos como adulto hoje. Como participantes do mercado, observamos com uma dose saudável de nervosismo, imaginando quanto tempo temos até que a inevitável limpeza de estourar bolhas se se segue.”
Mesmo que o mercado imobiliário esteja em ascensão, “este período de efervescência efêmera não é sustentável”. Ele não entra na impressão desenfreada de dinheiro com a qual seu país está vivendo, mas nós vamos. A inflação é um dos efeitos de todos esses dólares inorgânicos que entram no mercado. Outro efeito é que as pessoas sentem, talvez subconscientemente, que seu dinheiro está perdendo poder de compra e se voltam para ativos difíceis. Antes do Bitcoin, o estado real era o ativo mais difícil que havia. É lógico que o dinheiro recém-impresso chegue ao mercado imobiliário, aumentando os preços.
Uma Pesquisa Informal e Seus Resultados Surpreendentes
“Tentando avaliar o impacto do boom de criptografia e NFT no mercado imobiliário.” Para testar sua hipótese, o pesquisador recorreu ao Twitter. Sua pergunta era: “Você ou alguém que você conhece usou lucros de criptografia e/ou NFTs para ajudar no pagamento inicial de uma compra de casa?” Em 72 horas, Palacios Jr. recebeu 385 votos.
Trying to gauge crypto & NFT boom impact on housing market. Have you or someone you know used profits from crypto &/or NFTs to help with down payment on home purchase?
— Rick Palacios Jr. (@RickPalaciosJr) September 4, 2021
“Para minha surpresa, 20% dos entrevistados indicaram que sim, eles realmente usaram lucros de criptografia e/ou NFTs para ajudar no adiantamento de uma compra de casa. Indo para a pesquisa, minha estimativa de estádio teria sido inferior a 5%, provavelmente mais perto de 1% ou 2% se você tivesse me pedido para fazer uma aposta. Sim, a Twittersphere provavelmente entende e usa criptografia/NFTs mais do que a população adulta em geral, mas ainda assim, 20%!”
Se a NewsBTC fizesse esta pesquisa através da nossa conta do Twitter, números tão altos seriam um pouco surpreendentes. No entanto, o público de Palacios Jr. não é um público criptográfico. Seus tweets geralmente são sobre o mercado imobiliário. Então, esses números são excelentes. O que está acontecendo aqui?
Conclusões Sobre o Mercado Imobiliário
Após a pesquisa, Palacios Jr. recorreu aos seus contatos no negócio imobiliário. Ele descobriu que “a porcentagem de compradores de imóveis documentando voluntariamente contas criptográficas durante a subscrição de hipotecas passou de quase 0% há um ano para entre 5% e 10% hoje”. No caso de adiantamentos, no entanto, “a maioria dos credores e construtores com quem falei estimando a porcentagem em aproximadamente 5% ou menos. Na ocasião, 10% a 15% foram observados, ou seja, em preços mais altos e/ou comunidades inclinadas para compradores mais jovens mais familiarizados com criptografia.”
Over the last few months I’ve spoken with dozens of real estate & mortgage industry executives, trying to gauge what impact (if any) #crypto is having on the #housing market. Here’s what I’ve concluded. (1/) https://t.co/cNdaPrMSdY
— Rick Palacios Jr. (@RickPalaciosJr) November 16, 2021
Então, o fenômeno é real. Além disso, leve em conta que “a maioria dos compradores de casas não divulga contas criptográficas, pois é voluntária e não obrigatória”. Além disso, ainda há algum estigma associado às criptomoedas. Para se qualificar para empréstimos e ser liberado por agências imobiliárias, “A maioria dos compradores de imóveis está liquidando ganhos de criptografia bem antes de comprar uma casa para que os fundos pareçam “temperados” durante a subscrição (geralmente sentados de dois a três meses em uma conta corrente ou poupança tradicional)”.
Então, a criptografia e o mercado imobiliário estão em uma bolha? Eles podem muito bem estar, mas não podemos ter certeza. A conclusão deste estudo informal é que o mercado de criptomoedas provavelmente está alimentando o crescimento do mercado imobiliário. Até que ponto? Essa é a pergunta de um milhão de dólares.
LEIA TAMBÉM
JPMorgan Lista Ethereum Como um Investimento Melhor do que Bitcoin