O Comitê de Coordenação da Indústria de Blockchain da Nigéria (BICCON), disse que o Banco Central (CBN) não deve orientar as instituições bancárias a fecharem as contas ligadas à criptomoedas justificando que não existe nenhum legislação na Nigéria que insta tal posicionamento do banco.
“Embora como regulador, o CBN tem autoridade estatutária para delimitar as operações bancárias, mas [a] ordenação [de] bancos e outras instituições financeiras para congelar [ou fechar] contas suspeitas de estarem em uso para criptomoeda podem não ser suportadas por lei. Isso ocorre porque não há actualmente nenhuma legislação da Assembleia Nacional criminalizando ou ilegalizando o comércio de criptomoedas na Nigéria.”
Conforme já relatado, as instituições financeiras nigerianas, em 3 de novembro começaram a fechar as contas bancárias que supostamente estão ligadas com criptomoeda. As instituições alegaram que esta atitude resulta da directiva emitida pelo Banco Central da Nigéria em 5 de fevereiro que dizia o seguinte:
“identificar pessoas e entidades que transacionam ou operam trocas de criptomoedas em seus sistemas e garantir que tais contas sejam fechadas imediatamente.”
Pessoas lesadas devem buscar apoio jurídico
Em sua declaração, o BICCON aconselhou todas as pessoas e empresas lesadas a buscarem apoio e aconselhamento jurídico em tribunais quando assim a situação exigir.
O BICCON reiterou novamente que actualmente não existe na Nigéria nenhuma lei que criminaliza as contas por estarem ligadas a criptomoedas. Portanto, nenhuma organização nigeriana, pública ou privada, deve sobrepor-se a lei.
“Consideramos questionáveis as ações de depositar dinheiro em bancos (DMBs), instituições financeiras não bancárias (NBFIs) e outras instituições financeiras (OFIs) bloqueando, fechando e / ou congelando as contas bancárias de indivíduos e entidades pelo simples fato de que esses indivíduos e as entidades estão envolvidas no comércio de criptomoedas ou transações relacionadas a criptomoedas, sem mais. Não é compatível com as leis atuais da República Federal da Nigéria.”
LEIA TAMBÉM
Charles Hoskinson Reage à Decisão da eToro
Binance vai Construir Sede Física na Irlanda
Reguladores dos EUA vão Delinear Regras de Criptomoedas para Bancos