A ex-primeira-dama e secretária de Estado dos Estados Unidos da América, Hillary Clinton – recentemente pediu que o governo Biden regulasse os mercados de criptomoeda, alegando que a tecnologia poderia ser “manipulada” pela Rússia e China, e até mesmo desestabilizar o status do dólar como moeda de reserva mundial.
America em chama por causa das criptomoedas!
Clinton reafirmou sua postura anti-criptomoeda em conversa com a jornalista da MSNBC, Rachel Maddow, na quarta-feira, 24 de Novembro. Seus comentários foram parte de uma conversa maior sobre a regulamentação das empresas de tecnologia para protegê-las da influência estrangeira.
Depois de discutir a recente conformidade do Google e da Apple com as autoridades russas, Clinton voltou-se para a questão “no horizonte”, sendo o mercado de criptomoeda e mostrou-se preocupada com “somas ainda maiores de dinheiro” sendo acumuladas pela Rússia ou China por meio do “controle” de certas cadeias de criptomoedas.
No entanto, ela acha que as criptomoedas representam uma ameaça que vai além dos estados-nação:
“Não estamos olhando apenas para estados como a China ou a Rússia, manipulando tecnologia de todos os tipos em seu benefício. Estamos olhando para atores não-estatais – em conjunto com os Estados ou por conta própria – desestabilizando países, [e] o dólar como moeda de reserva. ”
Hillary Clinton
Donald Trump que teve como concorrente Hillary Clinton nas eleições presidenciais de 2016 denunciou repetidamente o bitcoin como uma farsa e afirmou que tira uma vantagem, do status global do dólar.
A teoria de Hillary Clinton condiz mesmo com a verdade?
Apesar da teoria de Clinton de que a “China tem manipulado tecnologias de todo tipo para seu benefício” a China não demonstrou apoio externo a nenhuma criptomoeda além de seu Yuan digital. O governo até baniu completamente todos os mineiros de suas fronteiras em Maio, fazendo com que perdesse influência sobre a taxa de hash do Bitcoin que antes dominava.
No entanto, a Rússia parece ter adotado uma postura mais favorável. No mês passado, o vice-ministro das Finanças da Rússia afirmou que não tem intenção de seguir os passos da China.
Enquanto isso, Vladimir Putin, atual presidente da Rússia reconheceu abertamente a criptomoeda como um meio legítimo de pagamento. Particularmente, ele o vê como uma alternativa futura em potencial aos dólares para a compra de petróleo. Como Clinton suspeita, isso realmente enfraqueceria a força do dólar.
LEIA TAMBÉM
Russos Negociam 2,9 Trilhões de Kwanzas Em Criptomoedas Anualmente De Acordo Com o Banco da Rússia