A descoberta da Ómicron, a nova variante da Covid-19, beliscou no último final de semana o mercado financeiro mundial e igualmente o mercado de criptomoedas que viu a sua capitalização total de mercado cair para menos de 2,6 triliões de dólares.
Desde o anúncio da nova variante, no último final de semana, o Bitcoin registou uma forte queda no seu preço, chegando mesmo aos 53 mil dólares, um nível de preço que a moeda não apresentava desde Outubro último. Os dados mostram que a moeda perdeu 8% do seu valor na última semana e 20% desde que atingiu o marco de 68 mil dólares, há cerca de três semanas.
Criptomoedas como Ethereum, Binance Coin, Cardano e Solana, por exemplo, perderam mais de 5% dos seus valores em apenas 24 horas. A perda também já afectou a capitalização total do mercado de criptomoedas, com este valor tendo caído de 2,6 triliões para 2,44 triliões de dólares.
Entretanto, o CEO da Voyager Digital, Stephen Ehrlich, minimizou a situação e afirmou que esta foi apenas uma reacção automática do mercado às notícias. No final de semana, ele disse:
Esta é apenas uma reacção automática de curto prazo ao que está a acontecer no mercado, mas estamos a ver cada vez mais dinheiro acumulado em compras hoje.
Mercados de acções não resistem aos ventos negativos
Os mercados de acções também não tiveram um bom desempenho perante as notícias sobre a descoberta da Ómicron. A Wall Street Dow Jones Index, por exemplo, perdeu 2,8% após o anúncio da variante, já o índice FTSE 100 teve o seu pior dia de negociação no sábado último desde o início do ano.
Na Inglaterra a situação não foi melhor, com os maiores bancos britânicos como Lloyds Bank, NatWest e Barclays a perderem mais de 7%. A situação criou um efeito dominó e a tendência se estendeu aos outros mercados da Europa e da Ásia.
Importa referir, contudo, que o preço do Bitcoin já registou uma ligeira recuperação. Durante a redacção deste artigo, a criptomoeda estava a ser negociada por 57 mil dólares (~ 33 mil milhões de kwanzas), tendo registado um aumento de 5.79% nas últimas 24 horas, uma subida de 0.08% nos últimos 7 dias. A sua capitalização de mercado é de agora 1.09 trilião de dólares e o seu volume de transacções foi de mais 29 mil milhões de dólares nas últimas 24 horas.
LEIA TAMBÉM
Gana: Impasse Sobre Proposta de lei Para Taxar Empresas de Fintech Continua