O governador do Banco de Reserva do Zimbábue, John Mangudya, afirmou nesta terça-feira que a instituição que dirige não acredita em criptomoedas e que está, ao contrário disso, interessada em criar a sua própria moeda digital do banco central (CBDC).
De acordo com a Bloomberg, as declarações foram feitas durante uma entrevista com Trevor Ncube, um antigo jornalista Zimbabueano. Durante a qual, John Mangudya apresentou a visão do Banco de Reserva do Zimbábue (RBZ, na sigla em inglês) sobre como a instituição pretende entrar no mercado das CBDCs e seguir o exemplo de países como a Nigéria que já lançaram as suas CBDCs.
Como banco central, não acreditamos em criptomoedas. Acreditamos na moeda digital do banco central, que basicamente tenta dizer como podemos ter um e-dólar do Zimbábue em vez de criptomoeda.
Explicou o governador.
Zimbábue vai enviar uma equipa à Nigéria
A Bloomberg refere também que o RBZ está a considerar enviar uma equipa para a Nigéria, o primeiro país africano que a 25 de Outubro deste ano lançou a sua CBDC denominada eNaira.
De acordo com a Bloomberg, a equipa a ser enviada aprenderá com as experiências do Banco Central da Nigéria em relação ao lançamento do e-naira, experiência que podem ser aplicadas no projecto de desenvolvimento da moeda digital do RBZ.
RBZ tem equipa de fintech a trabalhar no assunto
O governador disse igualmente que apesar do intercâmbio com os nigerianos estar em carteira, o RBZ já uma equipa própria de especialistas em fintech que está trabalhar muito.
Ainda de acordo com o governador, o plano é garantir que o Banco Central do Zimbábue não fique trás de outros bancos centrais que também estão trabalhar nas suas próprias moedas digitais do banco central.
LEIA TAMBÉM
Banco Central da Rússia Recusa Apelo Para Uso das Criptomoedas