Os especialistas em blockchain e criptomoedas da Nigéria consideram a CBDC nacional pouco atraente e, apelaram ao Banco Central da Nigéria que trabalha-se mais para tornar a sua moeda digital de banco central uma mais atractiva.
Na visão destas pessoas dotadas de algum conhecimento sobre o universo cripto, o facto do e-naira estar disponível para quem tem uma conta bancária, a falta de informação suficientes sobre o número de e-Nairas em circulação, constituem um impasse para a adopção em larga escala da CBDC, tal como afirma o banco.
O banco central, desde o momento em que o e-Naira foi lançado, tem feito actualizações sobre o nível de adopção da CBDC. Entretanto, alguns especialistas mostraram-se duvidosos quanto aos dados apresentados pelo banco, reportou o Bitcoin News.
De acordo com a fonte citada a cima, especialista como Aniekan Fyneface, defendem que as autoridades locais devem, antes de promover a adopção da moeda digital, focar-se em algumas questões essenciais. Como por exemplo:
“O e-naira é uma moeda de pagamento digital? Se for usado para pagamento, quais são os incentivos ou vantagens? O governo precisa torná-lo atraente, como oferecer descontos para quem paga com o eNaira porque eu já tenho várias contas bancárias nigerianas e adicionar um e-naira a ele, o que tenho a ganhar?”
Observa o relatório do Bitcoin News
Para Fyneface, resolvida estas questões, muitos nigerianos poderão largar as criptomoedas privadas para então adoptar o e-naira como a CBN espera.
Por seu turno, outro especialista em criptomoedas e blockchain, Nathaniel Luz, o escrutínio do CBN às que oferecem serviços de criptomoedas ao Invés de impulsionar a adesão à CBDC, vai empurrar ainda mais os usuários para bem longe dela.
“No final do dia, cabe aos usuários tomar sua decisão. (…) quando puderem escolher, muitos nigerianos escolherão um meio de troca sem censura”.
LEIA TAMBÉM
Primeiro-ministro da Índia: Criptomoedas Devem Fortalecer a Democracia, não Miná-la
Hashrate do Bitcoim Atinge Recorde Histórico. O que Isso Significa?
FMI: Criptomoedas Estão a Perturbar o Sistema Financeiro Mundial