O Banco da Tailândia está ficando cada vez mais cauteloso com criptomoedas e planeja introduzir novas diretrizes para conter atividades para indivíduos e empresas.
O Banco da Tailândia está planejando lançar um documento de consulta sobre a “Paisagem Financeira” em janeiro de 2022. O relatório buscará um consenso sobre o que chamam-se de “linhas vermelhas” para usuários e empresas de criptomoedas. O governador do banco central, Sethaput Suthiwartnarueput, afirmou especificamente que as criptomoedas como canais de pagamento são uma dessas linhas vermelhas e não serão toleradas.
O Banco da Tailândia pretende começar a testar seu próprio CDBC no próximo ano.
De acordo com o relatório do Bangkok Post, os novos regulamentos visam minimizar os riscos para o sistema financeiro e fornecer maior proteção ao investidor. O banco central pretende começar a testar seu próprio CDBC no próximo ano, por isso é possível que a Tailândia siga a China para deixar as criptomoedas de lado em favor de sua própria moeda controlada pelo estado.
O Banco da Tailândia emitiu repetidamente avisos sobre criptomoedas e alertou os bancos comerciais contra o envolvimento direto em criptomoedas. Anteriormente, um diretor sênior do banco central citou riscos associados à alta volatilidade dos preços e afirmou:
Não queremos que os bancos estejam diretamente envolvidos na negociação de ativos digitais porque os bancos são (responsáveis) pelos depósitos de clientes e pelo público, e há um risco
O Diretor Sênior do Banco da Tailândia Alertou as Empresas sobre a Aceitação de Pagamentos em Criptomoedas
Anteriormente, um diretor sênior do Banco da Tailândia alertou as empresas sobre a aceitação de pagamentos em criptomoedas afirmando que, se “outras moedas” fossem amplamente utilizadas, “isso afetaria a capacidade do banco central de supervisionar a economia”.
As repressões do banco central ocorrem quando vários dos principais bancos comerciais da Tailândia manifestaram interesse e investiram em plataformas de criptomoedas. O banco comercial mais antigo da Tailândia, o Siam Commercial Bank, comprou uma participação majoritária na principal corretora de criptomoedas tailandesa Bitkub.
LEIA TAMBÉM
Cripto-Especialistas Nigerianos Consideram o e-Naira Pouco Atraente
Primeiro-ministro da Índia: Criptomoedas Devem Fortalecer a Democracia, não Miná-la