O banco central angolano lançou nesta sexta-feira, 17 de Dezembro, na província do Cuanza Norte, o projecto Conta Simplificada que visa aumentar o número de cidadãos nacionais e estrangeiros no sistema financeiro e bancário.
De acordo com o Banco Nacional de Angola (BNA), a Conta Simplificada do BNA é um serviço de depósito à ordem, em kwanzas, para pessoas singulares nacionais ou estrangeiros residentes, disponibilizado por instituições bancárias.
Por outro lado, a conta pode ser utilizada para fins pessoais ou comerciais, sendo que no último caso permite a aquisição do Terminal de Pagamento Automático (TPA).
Um processo “rápido e fácil, com documentação reduzida”
De acordo com o técnico da região Nordeste do BNA, Agatângelo Zua, o serviço é um processo rápido e fácil, com documentação reduzida, facilitando a movimentação de dinheiro, de forma ágil, e a emissão e disponibilização de cartão multicaixa no momento da abertura da conta.
Este serviço visa a inclusão financeira de cidadãos que não reúnam condições para uma conta à ordem.
Sublinhou, Agatângelo Estevão Zua, à ANGOP, à margem de um seminário sobre “Inclusão financeira e gestão de finanças pessoais.
O projecto resulta da cooperação entre o BNA e o Ministério da Família e Promoção da Mulher, para a educação e inclusão financeira dos cidadãos, tendo visado mulheres de instituições públicas e privadas, incluindo do sector da economia informal.
LEIA TAMBÉM
Esposa de Donald Trump Lança Plataforma de NFT Baseado em Solana