O Governador do Banco Central do Quênia, Patrick Njoroge, instou a todos provedores de créditos digitais do país a solicitar licenças até setembro do ano em curso. A informação foi divulgada no dia 15 deste mês, a partir do perfil do Twitter do Banco Central do Quênia.
Segundo os dizeres do tweet, o Banco Central do Quênia (CBK) vai até final do mês apresentar um documento que visa regular todos os provedores de créditos digitais e, isto, vai permiti-lo licenciar e supervisionar os provedores.
Governor @njorogep: Regulations governing Digital Credit Providers will be gazetted later this month to pave way for the licensing and oversight of DCPs by CBK. All previously unregulated DCPs will be required to apply to CBK for a license by September 2022 or cease operations. pic.twitter.com/B4s28jZvbM
— Central Bank of Kenya (@CBKKenya) March 15, 2022
Vale lembrar que, a lei do banco reestruturada em 2021, confere ao Banco Central do Quênia poder total para licenciar provedores no país e assegurar-se de que as suas práticas são justas. Além disso, também tem o poder de punir os provedores que violam a privacidade do consumidor.
Patrick Njoroge falou também da Estratégia Nacional de Pagamentos que, disse ser, uma estratégia que favorece consumidor, enaltencendo também o Quênia por ser o único país do mundo a criar tal estratégia.
A Estratégia Nacional de Pagamentos, lançada em fevereiro do ano passado, foi apresentada como o modelo de como o país olha para a adopção e aplicação de novas tecnologias no sector financeiro.
Por fim, o governador disse ainda que todos os provedores de serviços de pagamento serão obrigados a implementar um sistema de reclamações que realmente funcione.
LEIA TAMBÉM
As Atualizações da Algorand Aumentarão a Velocidade e a Privacidade, diz o Fundador