De acordo com as descobertas decorrentes de um relatório publicado pela Arcane Research, o poder de mineração / hashrate do Bitcoin está constantemente a se tornar público à medida que uma participação crescente é implantada por empresas de capital aberto. Os dados atuais mostram que a participação dos mineradores listados publicamente no hashrate do Bitcoin é de aproximadamente 19% hoje, um aumento de 3% desde janeiro de 2021.
Mineradores de Bitcoin listados publicamente continuam a crescer, mineradores públicos expandem a capacidade muito mais rápido do que o mercado geral
A mineração de Bitcoin cresceu muito nos últimos anos, já que o hashrate do criptoativo atingiu recordes históricos este ano. Atualmente, o hashrate da rede está a chegar a 222,18 exahash por segundo (EH/s), ou duzentos e vinte e dois quintilhões de hashes por segundo.
Enquanto isso, um relatório recente publicado pela Arcane Research explica que 19% do hashrate hoje é operado por empresas de mineração de capital aberto. Por exemplo, Hive Blockchain Technologies, Cleanspark, Riot Blockchain, Marathon Digital Holdings, Bitfarms e Hut 8 Mining são operações de mineração de bitcoin listadas publicamente.
O autor da Arcane Research, Jaran Mellerud, detalha que, embora 19% do poder de mineração seja controlado por empresas de mineração de bitcoin listadas publicamente, os dados cresceram 3% desde janeiro de 2021. Embora houvesse apenas 5 mineradores de bitcoin listados publicamente em janeiro de 2021, Mellerud detalha que hoje são 26 no total.
Mellerud acrescenta que a maioria das mineradoras públicas está localizada na América do Norte e, por ter maior acesso ao capital, elas “podem expandir suas frotas de mineração mais rapidamente do que a maioria das empresas privadas”.
Além disso, o pesquisador da Arcane detalha que as operações de mineração listadas publicamente expandem a capacidade muito mais rapidamente do que o mercado geral. Em outro relatório da Arcane, Mellerud diz que “para aumentar sua produção de bitcoin, os mineradores devem expandir o hashrate mais rápido do que toda a rede”.
O pesquisador conclui que, como essas empresas esperam aumentar a capacidade mais rapidamente do que toda a rede, “a participação dos EUA e do Canadá no hashrate total provavelmente aumentará”. O uso da métrica de 19% da Arcane mostra que dos 222 EH/s no hashrate global hoje, 42,18 EH/s são gerenciados por empresas de mineração listadas publicamente.
Leia também: Intel Lança Mais Um Novo Chip de Mineração
Leia também: Vitalik Buterin dá Avaliação Positiva aos Maximalistas do Bitcoin
Leia também: 19 Milhões de Bitcoin Foram Minerados, Restam Apenas 2 milhões