Nos últimos anos, países desenvolvidos e em desenvolvimento demonstraram um interesse crescente na moeda digital do banco central (CBDC). O Banco do Japão anunciou recentemente uma abordagem cautelosa ao Yen digital, afirmando que sua trajetória de desenvolvimento seguirá passos semelhantes aos da Suécia. A decisão final sobre a emissão da CBDC provavelmente será tomada até 2026, revelou o Banco Central.
Não há testes piloto em larga escala como a China
O Banco Central considera a estrutura de sua CBDC intimamente ligada ao sistema geral de liquidação; assim, durante suas fases experimentais, a instituição acredita que uma das questões críticas é garantir sua compatibilidade com sua infraestrutura financeira e outras potenciais CBDCs.
Kazushige Kamiyama, chefe do departamento de sistemas de pagamento do Banco do Japão, disse em entrevista que a expansão planejada e faseada de experimentos da Suécia é mais adequada do que a abordagem da China, conforme relatado pela Bloomberg.
A China, no início deste ano, iniciou um teste piloto em larga escala de sua moeda digital nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, com o objetivo de impulsionar a adoção mais ampla do yuan digital.
Enquanto isso, o Riksbank da Suécia se concentrou em pesquisas técnicas de menor escala destinadas a examinar se sua CBDC poderia se encaixar em um sistema de liquidação com outros provedores de pagamento digital. Como tal, nem o Riksbank nem o Banco do Japão finalizaram uma decisão sobre a emissão de moedas digitais.
Kamiyama acrescentou que as economias emergentes, em comparação com as nações desenvolvidas, são mais propensas a lançar dinheiro eletrónico devido à relativa fraqueza em sua rede de pagamentos. Como a segunda fase de estudos sobre o Yen digital do Japão pronta para ser lançada este mês, Kamiyama revelou que a próxima etapa seria um teste piloto em pequena escala.
O secretário do Tesouro dos EUA elogia CBDC
Em um discurso recente dedicado exclusivamente às criptomoedas, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, observou que uma CBDC e outras stablecoins poderiam alcançar mais adoção como meio de pagamento do que o bitcoin. Ela insinuou que a moeda digital emitida pelo Fed poderia superar o Bitcoin como meio de troca devido à instabilidade de preços do BTC.
Enquanto isso, a The Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC), principal processadora de títulos dos EUA, anunciou o lançamento do “Project Lithium” para examinar como as transações em tempo real por meio de tokens semelhantes a dinheiro podem passar no processo de compensação e liquidação.
Este é um forte indicador de que os EUA estão a pesquisar ativamente os prós e contras do CBDC, preparando as bases para experimentos e estudos relevantes em um futuro próximo.
O que você achou sobre o lançamento da CBDC do japão? Deixe a sua opinião abaixo nos comentários.
Leia também: Blockchain Pode Impulsionar a Indústria do Uísque no Japão
Leia também: Falta de Regulamentação Impede Investimento em Criptomoedas no Japão
Leia também: Dólar Americano Cai como Moeda de Reserva Mundial Enquanto Yen Japonês Dispara