O e-Naira, CBDC da Nigéria, lidera a lista de projectos de moeda digital de banco Central mais bem sucedido, apontou o último índice global da PwC de 2022. De acordo com este estudo, o Nigeria ocupa o primeiro lugar dos países que esforçam-se para estabelecer suas CBDC.
A moeda digital de banco Central na Nigéria foi lançada oficialmente em outubro de 2021. Ela foi projectada como uma CBDC de Varejo para que pudesse ser útil para todos nigeriano.
Ainda de acordo com índice desenvolvido pela empresa de contabilidade Pricewaterhouse Coopers (PwC), as Bahamas e a China ficaram em segundo e terceiro lugar na lista de países que tem se esforçado para estabelecer as suas CBDCs.
O indice global da PwC 2022 é um estudo realizado para analisar o progresso e classificar os principais projectos de CBDC de varejo e atacado. O Índice foca-se no estágio actual de desenvolvimento de um projecto CBDC, tendo em consideração a opinião do banco central e o interesse público.
O relatório também aponta que 80% dos bancos centrais em todo o mundo estão a estudar sobre CBDCs e analisar como seria sua implementação. Espera-se que o sucesso do e-Naira incentive mais bancos a progredir em suas próprias versões.
Muitos países buscam a adopção de uma moeda digital de banco Central para promover a inclusão financeira. A cerca disso o Líderes de Serviços Financeiros, PwC, EUA, John Garvey, disse o seguinte:
“Uma coisa é clara: reduzir o custo dos pagamentos em uma economia agrega valor para toda a economia e para os cidadãos. Se os CBDCs puderem permitir pagamentos mais eficientes, isso beneficiará a todos.”
LEIA TAMBÉM
Porsche Towson Aceita Pagamentos em Shiba Inu e Dogecoin