A maior exchange de criptomoedas do mundo, a Binance, negou na sexta-feira, 22 de Abril, uma alegação da Reuters de que havia concordado em transferir dados de usuários para o governo russo em Abril do ano passado.
A Reuters publicou um “Relatório Especial” alegando que a Binance havia concordado com um pedido do governo russo para revelar nomes de usuários e endereços relacionados a doações de Bitcoin para a figura da oposição Alexei Navalny.
Vale relembrar que Navalny concorreu à presidência em 2018 e depois foi envenenado – com indicações de que o Serviço Federal de Segurança da Rússia estava envolvido.
De acordo com o artigo da Reuters, a agência de inteligência da Rússia encarregada de combater a lavagem de dinheiro, Rosfin, estava tentando rastrear milhões levantado em Bitcoin por Navalny.
Gleb Kostarev, chefe da Binance na Rússia e no Leste Europeu, teria concordado com o pedido, dizendo a um parceiro de negócios que ele “não tinha muita escolha”.
Por sua vez, Kostarev disse em sua página no Facebook: “É uma invenção completa que eu ou a empresa fornecemos dados de Navalny ou de usuários a Rosfin ou ao FSB”.
“Qualquer sugestão de que a Binance trocou dados de usuários, incluindo os de Alexei Navalny, com autoridades ou reguladores russos controlados pelo FSB é simplesmente incorreto… empresas de alimentos”.
Disse a empresa em comunicado de Impresa
Enquanto isso, a Binance anunciou sua intenção de apresentar uma queixa legal à Reuters
LEIA TAMBÉM
Fidelity Abre Centro Educacional Financeiro no Metaverso
Samsung Investe $ 25 milhões na Startup de Metaverso Sul-Coreana
Twitter e Stripe Anunciam Programa de Pagamento em USD Coin Para criadores de Conteúdo Via Polygon