O Fundo monetário Internacional (FMI) recomendou aos banco centrais a não projectarem suas CBDCs (moeda digital de banco Central) a prova de trabalho, por estas consumirem um nível elevado de energia.
De acordo com um relatório, o FMI aconselha os governos a levar sempre em consideração o consumo de energia no momento de idealizar e decidir qual será o design da CBDC.
Para o FMI, os bancos centrais devem “criar CBDCs (moedas digitais do banco central) com o objectivo explícito de serem ecologicamente sustentáveis” e priorizar o uso de energias renováveis em todo sector financeiro.
“O que estamos a ver agora é uma percepção mais ampla de que, se a CBDC for uma infraestrutura, ela deve ser melhor do que a que temos”. “A CBDC deve ser energeticamente eficiente, além de processar pagamentos mais rapidamente, com melhor rastreabilidade e confiança.”
disse Carmelle Cadet, CEO do provedor de infraestrutura CBDC EMTECH.
O relatório surge à medida que muitos países, particularmente países em desenvolvimento, planeiam estabelecer suas próprias CBDCs, visando melhorar a vida das pessoas em uma sociedade baseada principalmente em dinheiro.
LEIA TAMBÉM
“Ninguém nunca perdeu dinheiro investindo em Bitcoin por quatro anos” diz CEO da MicroStrategy
Bitcoin Valoriza Após o FED Anunciar Aumento de Taxa de Juros Básica