O Banco da Inglaterra disse, nesta terça-feira, que a actividade no mercado de criptomoedas deve ser monitorada à medida que a indústria se desenvolve, de modos a evitar o surgimento de risco que comprometam o sistema financeiro tradicional.
O assunto foi abordado pelo Comitê de Política Financeira (FPC) do banco durante o seu relatório de estabilidade financeira. O relatório observou que, actualmente, as criptomoedas não representam um risco imediato, no entanto, é importante monitorá-las.
De forma breve, o relatório apontou para a queda acentuada que afectou o mercado nos últimos meses. O valor do mercado, que era de US$ 3 trilhões em novembro do ano passado, caiu abaixo de US$ 1 trilhão em junho deste ano.
Além disso, apontou também para várias vulnerabilidades que se parecem muito com episódios anteriores registados nas finanças tradicionais, como dinâmica de condições, incompatibilidades de liquidez que levam ao aumento das vendas e a resolução de posições alavancadas, exacerbando as quedas de preços.
LEIA TAMBÉM
Meta Encerra Sua Carteira Digital Novi
Hacker Exige 10 Bitcoins por Dados Roubados de um Bilhão de Cidadãos Chineses