O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos entregou uma estrutura de criptomoedas ao presidente Joe Biden, conforme instruído na Ordem Executiva (EO) emitida em março.
O Departamento do Tesouro disse que o quadro enviado ao Presidente foi criado em consulta com o Secretário de Estado, o Secretário de Comércio, o Administrador da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e os chefes de outras agências relevantes.
De acordo com o Tesouro, a estrutura pede que os principais aliados dos Estados Unidos colaborem na criação de padrões internacionais para regular os ativos criptográficos.
Harmonizando os regulamentos de criptomoedas além-fronteiras
O Tesouro destaca a necessidade de harmonizar as abordagens que podem ajudar a reduzir os regulamentos do conselho no combate a crimes que emanam do ecossistema de criptomoedas, que geralmente se espalha para jurisdições estrangeiras.
“Regulamentação, supervisão e conformidade desiguais entre as jurisdições criam oportunidades para arbitragem e aumentam os riscos para a estabilidade financeira e a proteção de consumidores, investidores, empresas e mercados”, diz a estrutura, acrescentando: “Limpeza inadequada de dinheiro e combate ao financiamento A regulamentação, supervisão e aplicação do terrorismo ( AML /CFT) por outros países desafiam a capacidade dos Estados Unidos de investigar fluxos de transações ilícitas de ativos digitais que frequentemente saltam para o exterior, como costuma ser o caso de pagamentos de ransomware e outros crimes cibernéticos relacionados à lavagem de dinheiro .”
Além disso, o Tesouro quer que os EUA assumam o comando das negociações com relação ao desenvolvimento de estruturas de moedas digitais do Banco Central (CBDCs).
“Esse trabalho internacional deve continuar a abordar todo o espectro de questões e desafios levantados pelos ativos digitais, incluindo estabilidade financeira; proteção do consumidor e do investidor e riscos do negócio; e lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, financiamento da proliferação, evasão de sanções e outras atividades ilícitas”, observou o Tesouro.
Enquanto os Estados Unidos estão agora fazendo todo o possível para se concentrar na nascente indústria de criptomoedas, a União Europeia já está à frente. A UE concordou em sua própria estrutura abrangente para Mercados de Criptomoedas (MiCA) na semana passada, com implementação completa em poucos anos.
Não está imediatamente claro como os EUA e a UE harmonizarão as estratégias daqui para frente, mas nas CBDCs, ainda há mais trabalho pela frente e a colaboração pode ser mais significativa dessa maneira.
LEIA TAMBÉM