O euro está a valorizar ligeiramente depois de na quarta-feira ter voltado a atingir a paridade unitária com o dólar, passando a moeda única a valer exactamente o mesmo que a nota verde. Um cenário que não se registava há 20 anos. O euro soma 0,12% para 1,0030, mantendo-se assim ligeiramente acima do dólar.
Por sua vez, o índice do dólar da Bloomberg que compara a força da nota verde com 10 divisas rivais – recuou 0,60% para os 108.538.A paridade unitária do euro com o dólar foi atingida após a divulgação dos dados da inflação nos Estados Unidos, que atingiu os 9,1% em Junho, o valor mais alto desde 1981.
No entanto, esta sexta-feira os dados sobre a inflação a longo-prazo revelaram-se abaixo do esperado no início de julho, com uma redução em 0,3 pontos percentuais relativamente ao mês passado, justificando a fixação, pela Fed, em apenas 75 pontos base das taxas diretoras. O euro ganha assim 0,80% em relação ao dólar, 0,36% face ao iene e 0,46% em relação à libra, numa semana em que o Reino Unido procura de um novo primeiro-ministro.
No acumulado do ano, o euro tomba mais de 12% face ao dólar, tendo esta queda sido agravada pela diferença de velocidades entre a Reserva Federal norte-americana (Fed) e o Banco Central Europeu (BCE) na tomada de decisão da subida das taxas de juro e pela crise energética provocada pela guerra na Ucrânia
LEIA TAMBÉM
Número de Endereços Bitcoin Ultrapassa 1 Bilhão Enquanto o Mercado Ameaça Mais Quedas
BNA e Banco BAI Alertam Sobre Perfis Falsos nas Redes Sociais