Durante a noite, o ecossistema Solana foi atacado por hackers. De acordo com os primeiros rumores, cerca de 8.000 carteiras teriam sido esvaziadas por danos que poderiam estar entre 4,5 e 8 milhões de dólares. O roubo envolve os tokens Sol e Spl20.
Parece que os usuários afetados não movimentaram fundos por pelo menos seis meses. A causa deste ataque ainda não é conhecida, entre as hipóteses, estaria a de uma extensão vinculada ao contrato inteligente malicioso, aprovado ingenuamente pelos usuários afetados, alguns especulam que o “bug” pode estar conectado ao Magic Eden, o maior mercado de NFT (token não fungível) rodando no Solana Blockchain.
As carteiras mais afetadas são Phantom e Slope, também usadas por muitos investidores de criptomoedas italianos . Estas são “carteiras quentes” conectadas ao blockchain Solana. As carteiras quentes (carteiras criptográficas sempre conectadas à rede blockchain para a qual foram criadas) são certamente mais vulneráveis que as carteiras rígidas (dispositivos não conectados à rede e projetados especificamente para armazenar chaves privadas em segurança).
Por esse motivo, especialistas do setor recomendam mover sua Solana para uma hard wallet ou, para quem não possui uma no momento, transferir os fundos para plataformas de (trocas) consideradas seguras e confiáveis (como Binance ou Ftx, até provarem ao contrário).
LEIA TAMBÉM
Caso EthereumMax: Advogados de Kim Kardashian Pedem Anulação do Caso