Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Angola Entre os 10 Países com Taxas de Juros Mais Altas no Mundo

Angola consta da lista dos 10 países com as taxas de juros directoras mais altas do mundo, com base nos dados disponibilizados pelos Bancos Centrais e pelo Trading economics, até Julho deste ano.

Recentemente o Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa básica de juro (Taxa BNA) em 20%. Com esta taxa, Angola ocupa a 7 posição juntamente com a Libéria dos países com os juros mais altos, numa lista de 168 países do mundo.

O Ranking dos 10 países com as taxas de juros mais altas do mundo é liderado pelo Zimbabwe, depois de o banco Central daquele país subir a taxa de juro directora de 80% para 200%, a fim de tentar controlar a galopante inflação, que chegou a ultrapassar os 200% em Julho deste ano. O Zimbabwe abandonou sua moeda em 2009 devido à hiperinflação, embora tenha sido reintroduzida mais tarde, várias moedas são usadas no país, incluindo o dólar americano e o rand sul-africano.

Em seguida está a Argentina, com uma taxa básica de juros definida em 60%, em Julho, marcando a sétima alta neste ano, seguida pela Venezuela com uma taxa de 56%.Assim, os três países compõem o Top 3 das maiores taxas de juros do mundo. Constam também da lista dos 10 países com as maiores taxas: Iêmen (52%), Ucrânia (25%), Sudão (23,8%), Angola (20%), Libéria (20%), Gana (19%) e Moldávia (18,5%).

Se compararmos as taxas de cada continente, Zimbabwe, por ter a maior taxa do mundo, tem também a maior taxa do continente africano. Seguido do Sudão, Libéria, Angola e Gana, foram o top5 das taxas mais altas de África. Já Cabo Verde, tem a taxa mais baixa do continente berço, o Banco Central do arquipélago decidiu manter a taxa de juros em 0,25%, também a mais baixa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), num ranking em que Angola tem a maior taxa.

O que são taxas de juros?

Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item). É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

O juro pode ser compreendido como uma espécie de “aluguel” de dinheiro. A taxa é uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta.


LEIA TAMBÉM


Banco da Tailândia Planeia Testar CBDC de Varejo

Alibaba Regista Quebra de Receita Trimestral pela Primeira vez

Leave a Reply

%d bloggers like this: