A cidade brasileira do Rio de Janeiro permitirá que seus residentes detentores de criptomoedas usem suas moedas para pagar suas contas de imposto predial a partir do próximo ano.
A Globo informou que a prefeitura publicou um decreto em seu Diário Oficial que afirma que o Rio “contratará empresas especializadas em realizar a conversão de criptomoedas em moeda fiduciária” ??para permitir que os cariocas paguem um IPTU (IPTU) Imposto Predial e Territorial.
No Brasil, os pagamentos de IPTU sobre um imóvel são determinados pelo cálculo de seu valor de mercado. Todos os municípios do país cobram de seus moradores esse imposto, o que gera dinheiro para os governos estaduais. Os contribuintes podem pagar todas as suas obrigações de IPTU em uma única parcela anual ou em parcelas mensais.
O governo da cidade explicou que seus acordos com empresas de cripto permitiriam que “o município recebesse 100% do valor” dos pagamentos de cripto em moeda fiduciária sem incorrer em “custo adicional” para a prefeitura.
O projeto é uma ideia do prefeito pró-cripto da cidade, Eduardo Paes, que no início deste ano indicou que estava procurando maneiras de permitir que o Rio começasse a manter criptomoedas em seu tesouro.
Rio ‘será a primeira cidade no Brasil’ a aceitar pagamentos de impostos sobre criptomoedas
O prefeito Paes foi citado como afirmando o mais recente desenvolvimento:
“O Rio de Janeiro é uma cidade global. Como tal, acompanhamos os desenvolvimentos tecnológicos e económicos no mundo dos ativos financeiros digitais. Estamos olhando para o futuro e queremos ajudar [o Rio] a se tornar a capital da inovação e tecnologia do país.”
Paes afirmou que o Rio “já estava à frente” de várias outras províncias brasileiras que também estão analisando programas de pagamento de impostos baseados em criptomoedas.
O Prefeito disse:
“Somos a primeira cidade do Brasil a oferecer essa modalidade de pagamento aos contribuintes.”
O decreto observa que as empresas de criptomoedas que trabalham com a prefeitura no projeto precisariam garantir que cumpram os protocolos do Banco Central e sigam o mesmo tipo de procedimento que as instituições financeiras tradicionais ao lidar com pagamentos de impostos.
Em janeiro, Paes também falou da possibilidade de oferecer incentivos ou bônus às pessoas por optarem por pagar suas contas de IPTU em bitcoin (BTC) .