As consequências do colapso da FTX, uma plataforma de troca de criptomoedas, trouxe turbulência na indústria de blockchain.
Os principais especialistas e analistas do setor deram sua opinião sobre o que eles acham que resultou nos problemas de liquidez da empresa e o que eles pensam sobre o CEO, Sam Bankman-Fried, antes e depois da crise da empresa. Bankman-Fried foi acusado de ter manipulado indevidamente os fundos dos clientes e atualmente está a enfrentar uma investigação de agências reguladoras nos Estados Unidos.
Elon Musk , o homem mais rico do mundo e CEO do Twitter, compartilhou sua opinião sobre o que pensa sobre Bankman-Fried em meio às consequências do colapso da FTX em um espaço do Twitter hospedado por Mario Nawfal com mais de 60.000 ouvintes.
Musk disse que Bankman-Fried entrou em contato com ele e que estava interessado em colaborar com ele para comprar o Twitter em março. Ele acrescentou que não tinha ouvido falar de Bankman-Fried antes da conversa de meia hora ao telefone. De acordo com Musk, seu alerta de medidor de besteira disparou durante a conversa e ele acha que Bankman-Fried está cheio de besteira.
Musk também disse aos ouvintes para terem cuidado ao fazer transações com criptomoedas. “Nem suas chaves, nem a sua carteira ”, diz Musk. O que isso significa é que se o dinheiro dos usuários estiver em uma exchange, eles não possuem as chaves, a exchange possui. Se as coisas derem errado como com a FTX, os usuários não têm os direitos sobre a criptomoeda porque não a possuem. Mas se as suas criptomoedas estiverem em uma carteira fria, os clientes possuem a chave.
Turbulência no universo das criptomoedas
Os problemas em andamento na FTX provocaram uma queda na capitalização de mercado de criptomoedas. A capitalização total do mercado de moedas digitais caiu abaixo de US$ 900 bilhões pela primeira vez desde janeiro de 2021 e agora está em US$ 874,74 bilhões.
Por parte dos investidores, os usuários de criptomoedas decidiram não suportar o peso das Exchanges de criptomoedas com falha e portanto estão a retirar seu dinheiro das exchanges de criptomoedas. Bilhões de dólares foram sacados em plataformas de troca de criptomoedas desde as consequências da FTX.
Muitos traders tomaram a iniciativa de retirar seus fundos para uma carteira que controlam para evitar cenários semelhantes aos registrados nos casos da Voyager Digital e da Celsius Network, que faliram e bloquearam os fundos dos investidores até o momento.