O Banco Central da Ucrânia anunciou, nesta segunda-feira, 28, que está em curso um estudo sobre pagamentos de varejo, comércio de criptomoedas e transações internacionais como possíveis futuros casos de uso da sua moeda digital de banco Central (CBDC), a hryvnia digital.
Conforme o comunicado de imprensa oficial divulgado, o banco central apresentou a sua visão sobre a e-hryvnia em representantes de bancos, instituições financeiras não bancárias e do mercado de criptomoedas locais. De concreto, o banco disse o seguinte no comunicado:
“E-hryvnia pode se tornar um dos elementos-chave do desenvolvimento de infra-estrutura qualitativa para o mercado de criptomoedas na Ucrânia. Ao mesmo tempo, o Banco Central, como a maioria dos bancos centrais do mundo, abordará a questão de emitir sua própria moeda digital com cautela, especialmente considerando seu potencial impacto no sistema financeiro do governo.”
A Ucrânia está a estudar a possibilidade de emitir uma CBDC desde 2017. Em julho de 2021, o presidente Volodymyr Zelensky assinou um projecto de lei que permitiria ao banco central emitir uma CBDC que poderia ser agrupada na mesma categoria de dinheiro ou dinheiro electrónico.
LEIA TAMBÉM
Binance é Pior Que a FTX, Afirma Economista
Exchange de Criptomoedas Nigeriana Reduz sua Força de Trabalho em 20%
O Credor de Criptomoedas BlockFi Entra com Pedido de Falência do Capítulo 11