Espera-se que a Nigéria designe a criptomoeda como capital para investimento se a Câmara dos Representantes do país aprovar um projeto de lei que visa alterar a Lei de Investimentos e Valores Mobiliários de 2007, disse um relatório. Um legislador nigeriano, Babangida Ibrahim, sugeriu que o Banco Central da Nigéria (CBN) não está bem posicionado para regular as criptomoedas.
Espera-se que a Câmara dos Representantes da Nigéria aprove um projeto de lei que busca dar ao regulador de valores mobiliários do país o direito de designar a criptomoeda como capital para investimento, disse um relatório . O projeto de lei, que visa alterar a Lei de Investimentos e Valores Mobiliários de 2007, supostamente esclarece os papéis dos dois reguladores da Nigéria que lutaram para controlar a indústria cripto.
O Banco Central da Nigéria (CBN) aparentemente assumiu o controle das criptomoedas depois de instruir instituições financeiras a bloquear entidades criptográficas. A diretiva de 5 de fevereiro da CBN foi emitida apenas alguns meses depois que a Comissão de Valores Mobiliários da Nigéria (NSEC) designou títulos de criptoativos. Após a decisão abrupta do CBN, o regulador de valores mobiliários nigeriano disse que as diretrizes que havia emitido em setembro de 2020 seriam suspensas . O NSEC também prometeu envolver o CBN sobre o assunto.
Banco Central não está bem posicionado para regular as criptomoedas
Explicando por que a Nigéria precisa regular as moedas digitais, Babangida Ibrahim, presidente do Comitê de Mercado de Capitais e Instituições do órgão legislativo, disse:
Precisamos de um mercado de capitais eficiente e vibrante na Nigéria. Para fazermos isso, temos que estar atualizados [com] as práticas globais. Nos últimos tempos, há muitas mudanças no mercado de capitais, especialmente com a introdução de moedas digitais, bolsas de mercadorias e tantas outras coisas essenciais que precisam ser capturadas na nova lei.
Com relação à diretiva da CBN e às tentativas do banco central de consolidar seu controle sobre a indústria cripto, Ibrahim disse que o banco principal não está em uma posição ideal para regular as criptomoedas porque muitos investidores em moeda digital “nem usam contas locais”. Segundo Ibrahim, esta situação justifica a intenção do legislador de alterar a Lei dos Valores Mobiliários.
Além disso, em suas observações durante uma entrevista com Punch Nigeria, o legislador disse que o objetivo da Câmara dos Representantes não é tomar partido, mas seguir a lei.
“Não é sobre [o] levantamento da proibição, estamos olhando para a legalidade: o que é legal e o que está dentro da estrutura de nossas operações na Nigéria. O CBN está regulando os mercados financeiros e a Comissão de Valores Mobiliários regula o mercado de capitais”, disse Ibrahim.
LEIA TAMBÉM
BIS Publica Directrizes Relacionadas a Exposição de Bancos a Criptomoedas
Binance.US Concorda em Comprar a Voyager por pelo menos US$ 1 Bilhão