Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cibercriminosos Criam Criptomoedas Ligadas ao ChatGPT

De acordo com a PeckShield, uma empresa de segurança com foco em blockchain, diversas criptomoedas foram criadas por cibercriminosos, com o objectivo de conecta-las à esquemas de fraude e, consequentemente, poderem roubar o fundo dos investidores.

Segundo os dados da empresa, a rede blockchain da Binance, a BNB Chain, é a principal escolha dos cibercriminosos, tendo sido emitidas cerca de 132 criptomoedas nessa rede. Em segundo lugar está a rede Ethereum com 25 tokens. Há, ainda, pelo menos mais dez outras criptomoedas ligadas ao ChatGPT em blockchains como Solana, Arbitrum, OKChain e Cronos.

Conforme observou a PeckShield, grande parte dessas criptomoedas estão ligadas à esquemas de fraudes como pump and dump e honeypots.

Pump and dump

Pump and dump é um crime cibernético que consiste em promover um determinado activo para outros investidores. Em muitos casos, usa-se declarações enganosas, a fim de impulsionar rapidamente a subida do seu preço.

Em seguida, após o “Pump”, os criadores vendem os seus activos supervalorizados, obtendo lucros altos, no entanto, como consequência dessa venda massiva, o preço do activo tende a baixar, deixando os outros investidores com grandes prejuízos.

Honeypots

O esquema de honeypots (pote de mel, em português) consiste em contratos inteligentes que parecem ter um problema de design e que permitem, supostamente, que um usuário roube Ether (ETH). Contudo, o contrato tem uma segunda vulnerabilidade que não só impede que o usuário roube o ETH como também rouba as suas próprias criptomoedas.


LEIA TAMBÉM


Nasdaq Oferecerá Serviços de Custódia de Criptomoedas

Adoção de eNaira Cresce em Meio à Escassez de Dinheiro na Nigéria

Crise Bancária pode Empurrar a Regulamentação de Criptomoedas para Uma Área Cinzenta

Leave a Reply

%d bloggers like this: