A união de países composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS, na sigla em inglês), pretende apresentar, ainda este ano, uma proposta de emissão de uma moeda comum entre as nações, que visa a diminuição da dependência económica do dólar americano.
De acordo com o grupo, a dependência no dólar deixa os países a depender das políticas americanas, facto que tem prejudicado as relações comerciais entre as nações. Além disso, argumentam, o uso de uma moeda digital comum entre os participantes do BRICS pode reduzir os custos e aumentar a eficiência dos pagamentos transfronteiriço.
A proposta de emissão de uma moeda comum entre os membros do BRICS foi apresentada em Julho de 2022, quando o tema ganhou corpo pela primeira vez e foi bem recebido pelas nações integrantes do bloco. O grupo tem ganhado muito espaço na economia global.
Neste sentido, economias importantes como Arábia Saudita, Egipto e Bangladesh já adquiriram participação no Novo Banco de Desenvolvimento, financiador do BRICS, e outros países como Irã, Argélia, Argentina e Turquia também têm manifestado o interesse de se juntar ao grupo.
LEIA TAMBÉM
Principais Factores que Influenciam o Preço do Bitcoin
O Governo dos EUA Vendeu Quase 10.000 BTC Apreendido da Silk Road